TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

    UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

Polo Senhor do Bonfim

        Por

ALEXANDRE DE SOUZA MAGALHÃES – R. A. 2858146390

VINÍCIUS SILVA PEREIRA – R. A. 1709957861

DESAFIO PROFISSIONAL

SENHOR DO BONFIM

Abril/2015

[pic 2]

Por

ALEXANDRE DE SOUZA MAGALHÃES – R. A. 2858146390

VINÍCIUS SILVA PEREIRA – R. A. 1709957861

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional apresentado a UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP, Centro de Educação a Distância, Polo Senhor do Bonfim, como requisito para obtenção de nota parcial nas disciplinas Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, ministradas pelas Professoras Maria Clotilde Bastos e Maria Ausdy Castro, sob orientação do Tutor Presencial, Profº João Paulo Sena Gomes Jambeiro.

SENHOR DO BONFIM

Abril/2015

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA.........................................................................14

1. INTRODUÇÃO[pic 4]

O desafio profissional proposto visa a elaboração de um projeto de uma festividade para promoção da data do Dia dos Pais na Escola Municipal Saber Conviver, objetivando a integração entre alunos e suas famílias, professores e funcionários; tendo como pressuposto básico o respeito ao Projeto Pedagógico Curricular adotado pela instituição de ensino.

Este Projeto Pedagógico preza o respeito aos valores étnicos, religiosos, de gêneros, opções sexuais, classe social e faixa etária; devendo promover atividades culturais que busquem a interação entre todos os participantes, serão realizados apresentações de esquetes, musicais, exposições fotográficas e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Abrindo espaços para manifestações diversificadas que valorizem e respeitem as diferenças de forma homogeneizadora.

O objetivo do trabalho é comprovar a importância do multiculturalismo, valorizando as mais diversas formas as culturas, principalmente as que estão fora dos padrões sociais “comuns”, para que a diversidade cultural seja mantida.
Para tanto o trabalho foi estruturado em 3 (três) passos, como segue:
No Primeiro passo elencaremos os Principais aspectos abordados nos seguintes documentos: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil; que façam referência ao respeito das diversidades e ao multiculturalismo. No segundo passo foi abordado uma pesquisa na internet voltada para a comemoração do Dia dos Pais realizada por uma instituição de ensino sendo observadas as impressões em relação a diversidade e multiculturalismo e construído uma análise crítica sobre o evento. No terceiro e último passo os professores decidiram trabalhar com cartões confeccionados pelos próprios alunos tendo o objetivo de utilizar os desenhos para explicar a complexidade e diversidade social aos alunos.

Como resultado final espera-se que o projeto promova a diversidade e o multiculturalismo servindo para reafirmar e formar valores, de promoção da dignidade humana, respeito e tolerância, principalmente as diferenças. Contribuindo para que os estudantes vejam a escola como um espaço agradável e interessante, favorecendo a formação da identidade e a sociabilidade.    

 

2. DESENVOLVIMENTO

Primeiro Passo: Tendo em vista a necessidade do Projeto estar em concomitância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e ao Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Elencaremos os pontos de destaque em cada uma das Leis e normas da educação supracitadas, na tabela abaixo:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

O Artigo 2, atribui a educação valores, dando sentido a educação escolar que, junto com aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, faz-se necessário a formação de valores básicos para a vida e para a convivência, bases para uma educação plena, que integra os cidadãos em uma sociedade plural e democrática.

O Artigo 3, elenca entre os princípios de ensino, vinculados diretamente a educação em valores, a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância e gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

O Artigo 27, determina que os conteúdos curriculares da educação básica observarão, as seguintes diretrizes “a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”. A educação em valores deve ser trabalhada na educação infantil, ensino fundamental e no ensino médio.

O artigo 29, determina que a educação infantil, sendo a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É interessante assinala que a educação em valores se fundamental no respeito mútuo do desafio do professorado, do aluno e da família. Requer, pois, que as instituições de ensino utilizem o diálogo interativo, o envolvimento do professores, alunos e seus pais ou responsáveis. 

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

O documento é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem ser trabalhados, a fim de dar subsídios aos educadores, para que suas práticas pedagógicas sejam da melhor qualidade.

A escola deve ter responsabilidade social, instituir situações didáticas fundamentais entre os temas a serem abordados e a prática docente, as formas pelas quais a aprendizagem acontecerá, através do desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação, estudo independente e pesquisa.

Por meio dos parâmetros, a prática escolar deve favorecer o desenvolvimento das habilidades dos alunos para que estes, além de aprenderem os conteúdos, possam compreender melhor a realidade, participando, de forma crítica, das relações sociais, políticas e culturais diversificadas. Isso levará os educandos a exercerem, de forma efetiva, a cidadania.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Proporcionar a ampliação do acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e sobre a recriação das identidades, provocadas por relações étnico-raciais, assim como a participação de grupos culturais negros, sob a coordenação dos professores para se elaborar projetos políticos-pedagógicos que apreciem a diversidade. Pronunciação entre os sistemas de ensino, centro de pesquisas, Núcleos de estudos Afro-brasileiros, comunidades e movimentos sociais, tendendo assim a formação de professores e outros profissionais da educação para a diversidade étnico-racial. A meta é promover a educação de cidadãos conscientes da sociedade multicultural buscando relações étnico-sociais positivas com o destino da nação da construção democrática.

Referência Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

A função do professor é especificar as situações de aprendizagem às crianças, observando os conhecimentos que cada uma possui dos mais diferentes assuntos às suas origens socioculturais, respeitando assim a individualidade de cada criança. Sendo assim devemos oferecer uma educação que facilitem a sua aprendizagem e respeitem as suas necessidades e ritmos individuais, levando em conta as capacidades. Com a função de promover a harmonia com a diversidade brasileira, sendo elas a cultura, os hábitos, costumes e a característica de cada um.
Também devemos aprender a relacionar-se com pessoas com capacidades diferentes mostrando a igualdade e o respeito ao outro. Uma escola que é capaz de educar a todas as crianças, sem restrição é uma escola inclusiva que dá contas da diversidade respeitando as diferenças e a diversidade, promovendo o desenvolvimento tanto para a criança quanto para o professor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (80.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com