TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  19/6/2015  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

O RACISMO NA ESCOLA

Em 9 de janeiro de 2003, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva snacionou a Lei 10.639 uma medida de ação afirmativa que torna obrigatória a inclusão de ensino da História da Africa e da Cultura Afro-Brasilçeira nos cirriculos dos estabelecimentos de ensino público e particulares da educação básica. Trata-se de uma alteração da Lei (.394/96, LBDEN. Mais do que iniciativa do estado, essa lei deve ser compreendida pelo Movimento Negro brasileiro em prol da educação. “PLT pag. 67”

Após a sanção da lei, o Conselho Nacional de Educaçao aprovou uma resolução que a partir dai as escolas pasam a ter um documento legal que descuti e aprofunda  o teor da lei, capaz de orientar a prática pedagógica.

Com a chegada dessa lei começamos a ter uma somatória as demandas do movimento negro e outros sociais, fazendo muitos ficarem atentos pela luta contra o racismo na sociedade, principalmente nas escolas.

Como sempres muitos não procuram nem conhecer e entender a nova lei e saem criticando e mesmo após 4 anos da existencia dessa lei, ainda podemos encontrar muita resistencia para sua implantação nas escolas tanto estaduais como municipais e por parte dos educadores também.

A indicação para acabarmos com esta resistencia e superar a situação, seria preciso fazer uma reflexão mais profundo sobre o Movimenmto Negro , pois vivemos em um pais multiculturalista e pluricultural, então não podemos continuar a aceitar esta desigualdade imposta sobre diferentes  grupos sociais e étnico-racial.

Por conta destas diferenças impostas, diariamente em nossos ambientes escolares nos deparamos com muitas situaçãoes onde crianças, adolescente ou até mesmo adultos sofrendo descriminação, por causa da cor de sua pele, por causa do seu cabelo, etc...

Infelismente este ato que é o Racismo, já vem desde muito longe, onde em nosso passado histórico, brancos sentiam-se superior aos negros, e escravisavam, fazendo-os servirem como empregados nas casas e trabalhando nas lavouras debaixo de chicotadas. Temos que acabar com este preconceito.

A prática de racismo so vem crescendo a cada dia na sociedade e por conta disso acaba dificultando que negros até os dias de hoje, encontrem dificuldades para estudar, não podem ter uma educação de qualidade por causa dessa discriminação e acabam ficando fora das escolas e por consequencia seus filhos também. Este comportamento não parte somente entre os alunos, muitas veses npos deparamos com educadores que também são racistas, e fazem diferenças entre um aluno branco e um negro, que é um tremendo absurdo.

Como citado acima, este assunto tem que ser tratado com mais respeito, para que possamos achar uma forma de solucionar ou ao ao menos reduzir a questãodo racismo nas escolas, poiseste mal tras sérias consequencia no processo de ensino-aprendizagem de alunos que por muitas vezes acabam sendo vítimas desses grupos etnicos-raciais que se acham superiores .

Estudos feitos em uma escola no sudoeste da Bahia. Foram entrevistados 16 professores deensio médio e fundamental de ambos os sexos e de varias idades, esta pesquisa foi feita em dezembro de 2011 nos turnos matutino e vespertino.

Utilizou-se para coletar dados, questionarios onde posteriormente foram analisados.

O resultado foi que dos professores pesquisados 75%eram mulheres com 18,75% com idade de20 a 30 anos,62,5% com idade de 31 a 45 anos e 18,75% acima dos 46 anos.

Um dos itens questionados também foi o tempo de atuação como educado, sendo

Que 12,5%responderam que atuam a menos de 1 ano, 31,25% atuam de 1 a 5 anos e 56,25% atuam a mais de 5 anos.

Em relação ao significado a palavra racismo, a maioria deu sua resposta: preconceito com a cor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com