TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Educaçao e diversidade

ANHANGUERA 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA





HANNA REZENDE DOS SANTOS

RA: 2872887958








ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE






CAMPINAS-SP
1º SEMESTRE
2015


ANHANGUERA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA








ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE





Atividade Prática das disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade de Ensino do Curso de Matemática da Universidade Anhanguera







CAMPINAS-SP

1º SEMESTRE
2015


Sumário
1. Introdução............................................................................................................... 3
2. Leis e Diretrizes da Educação Brasileira..................................................................3
3. Comemoração do Dia Das Nações Unidas Escola Municipal Saber Conviver....... 5
6. Atividades Propostas................................................................................................6
7. Conclusão............................................................................................................... 7
8. Bibliografia.............................................................................................................. 8


1- Introdução

É papel da escola nos dias atuais colaborar e desenvolver políticas de formação de programas de educação, respeitando o desenvolvimento natural do aluno e sua cultura, priorisando o respeito à dignidade e aos direitos do cidadão, nas suas diferenças individuais, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas, etc. 
A educação deve ser concebida por todos fazendo cumprir o papel socializador, desenvolvendo a identidade através de interações. Portanto educar significa propiciar atividades de aprendizagens orientadas de forma integrada, que contribuam para o desenvolvimento de capacidades de relação interpessoal, respeito, confiança e conhecimento da realidade social e cultural.


2- Leis e Diretrizes da Educação Brasileira

Temos nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) os Princípios e Fins da Educação Nacional, em seu Art. 2º diz que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Reforçando em nesses parágrafos a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; consideração com a diversidade étnico-racial. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013).
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), onde a Pluralidade Cultural é destacada. Para se viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade étnica cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.
Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.
Nas questões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana base da Lei 10.639/2003, onde a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básico trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, a sua identidade e a direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma  nação democrática.
No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1, a DIVERSIDADE E INDIVIDUALIDADE também são destacados, onde cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suascapacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.
Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos.

3-  Comemoração do Dia Das Nações Unidas Escola Municipal Saber Conviver


A Escola Municipal Saber Conviver comemorará no dia 24 de outubro do ano de 2015 o Dia das Nações Unidas, dando a oportunidade a uma visão mundial do multiculturalismo, abrangendo e valorizando as origens e os conhecimentos geográficos e históricos dos alunos.
O Dia das Nações Unidas comemorado na escola é o dia em que todas as culturas são celebradas através de jogos de conhecimentos, produções artísticas, musicais e etc. A fim de uma troca de conhecimentos e experiências entre as famílias brasileiras e estrangeiras.
A escola conseguiu unir o útil ao agradável quando adotou em sua proposta pedagógica o dia das nações unidas, atendendo as necessidades de uma sociedade diversificada e abrangendo a várias culturas promovendo assim a integração e o conhecimento entre eles.
Com essa atitude a escola promoveu o multiculturalismo e a diversidade em um mesmo ambiente, ensinando os alunos que devemos aprender com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com