TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

GÊNERO E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS

Os gêneros e suas questões fazem parte de um legado da história da humanidade. Porque desde que o mundo é mundo os homens são mais fortes e melhores que as mulheres. Essa concepção e ideia de gênero perdurou por muito tempo, mas hoje a situação é diferente.

Antigamente a mulher era educada para ser mãe zelosa e esposa dedicada, os homens para serem os provedores do lar e de tudo o mais que fosse preciso. Mas com o passar do tempo, essa ideia foi por terra.

As mulheres conseguiram alcançar um lugar de respeito, lado a lado com a figura masculina. Não houve mudanças apenas no modo físico de ser, mas essencialmente no modo de pensar e agir.

O texto de Antonio F.B. Moreira e Vera Maria Candau, aborda a relação entre gênero e educação.

Nele há a discussão da percepção das professoras que atuam no ensino fundamental, tendo em vista o desempenho das meninas e dos meninos.

Como essas professoras não tem uma noção dos valores pessoais de cada um, são marcadas então pelo preconceito dos gêneros, prejudicando assim, os meninos em suas salas de aula.

Elas dizem que é muito difícil enfrentar os problemas da educação, sem que aconteça uma forma adequada do conceito dos gêneros.

PASSO 2 – CHARGES

PASSO 3 – REFLEXÃO SOBRE OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNEROS

A escola é o centro gerador de comportamentos e ideias que são infundidos pela sociedade. Deste modo, esses comportamentos influenciam na vida dos alunos fazendo com que vejam as diferenças que estão a sua volta.

Precisamos lembrar que a nossa sociedade ainda é baseada na discriminação existente nas diferenças étnicas, sociais e culturais.

Por isso, cada indivíduo é único e precisa ser entendido na sua essência. Resume-se então, que no ambiente escolar, cada aluno é único, pois tem diferentes modos de agir, de faixa etária, de concepção de vida, etnias e classes sociais. Não podem ser vistos como um todo, mas sim como um ser que requer que seja trabalhado na sua individualidade. Porque muitas vezes esses estereótipos aparecem de uma forma rígida e reproduz imagens e comportamentos que separam as pessoas por categorias.

Isso se aplica também à questão do gênero. No livro Coração da sala de aula, a escritora Marília Pinto destaca:

“ Embora a produção historiográfica, escrita principalmente por mulheres, tenha procurado nos últimos tempos contemplar as relações de gênero, nem sempre estas merecem papel destacado nas investigações, o que pode ser explicado também pelo fato de o conceito ser recente e que a história, como disciplina antiga e etilista, é escrita por homens.”

A educação tem como poder mostrar as diferenças entre os gêneros, pois na mulher ela acarreta modificações no seu jeito de ser e no seu modo de vida, pois ela é a maioria na escola e por isso até os próprios alunos estranham quando um homem, principalmente nas séries iniciais exercem a função de professores.

Neste âmbito é que devemos discutir sobre essas diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com