TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.047 Palavras (25 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 1]

Curso de Pedagogia - EaD

Tutora Presencial e a Distância: Prof.ª Elisângela Monteiro de Almeida

Gláucia H. Koshimizu de Castro Netto                RA: 5311942388

Talita Araujo                                                RA: 5561122090

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

[pic 2]

CAMPINAS / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 3]

Curso de Pedagogia - EaD

Tutora Presencial e a Distância: Prof.ª Elisângela Monteiro de Almeida

Gláucia H. Koshimizu de Castro Netto                RA: 5311942388

Talita Araujo                                                RA: 5561122090

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Desafio Profissional para as disciplinas norteadoras “Estrutura e Organização Brasileira” e “ Educação e Diversidade” do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora Presencial e a Distância: Elisângela Monteiro de Almeida.

CAMPINAS / SP

2015

SUMÁRIO

1. Introdução         ------------------------------------------------------------------------------------- 1 e 2

2. Objetivo     ------------------------------------------------------------------------------------- 2

3. Passo I: Esquema com os principais aspectos abordados nos documentos

    relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo ----------------------- 2 a17

   

4. Passo II: Comemoração Escolar voltada para o Dia da Família ------------------------ 17 e 18

5. Passo III: Esquema de desenhos e os aspectos que podem ser trabalhados ----------- 18 e 19

6. Considerações Finais ------------------------------------------------------------------------- 19

8. Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------------- 20 e 21


  1. INTRODUÇÃO

[pic 4]

A temática “Estrutura e Organização Brasileira” dizem respeito à formação da educação Brasileira de uma forma critica para a necessidade de educar. Temos o professor como peça fundamental para que esse sistema funcione, porque ele é o transmissor e para que ele desenvolva um papel mais importante e necessário não apenas melhores salários como é importante já que deve ser reconhecido, mas uma valorização em todos os aspectos para que ele sinta prazer em transmitir o conhecimento de maneira que não faça por obrigação e para ter seu salário no final do mês e sim que tenha vontade de repassar aos demais seus conhecimentos com a responsabilidade de transformar cidadãos e assim como consequência um Brasil melhor.

Cabe a União uma melhor postura quanto à administração desse Sistema uma vez que ela quem administra, levando em consideração aspectos envolvidos como histórico, político, econômico e cultural, formando assim um modelo de Sociedade.

Podemos considerar que a constituição de 1988 teve um grande marco levando em consideração que abriu espaço para a educação Especial e a Distancia e também foi colocado que a Educação é um direito primordial da socialização. Isso faz com que todos os cidadãos cobrem uma melhor administração, com ética e transparência, para que tenhamos uma educação digna de qualidade para todos e que a ideologia de uma educação voltada para o mercado de trabalho mude.  

 Os objetivos deste trabalho visam ampliar nossos conhecimentos sobre as legislações que amparam as diversidades, avaliando as práticas do multiculturalismo na construção pedagógica curricular nas escolas.

Através desses novos conceitos, podemos avaliar os conceitos da sociedade pós-moderna e como auxiliar no dia a dia na construção de uma geração com uma visão mais aberta e menos discriminativa, que respeite cada pessoa com aceitação do jeito que ela é.

Serão desenvolvidos no primeiro item os conceitos sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. 

No segundo item, será explanada a comemoração dos dias dos pais em uma escola, na qual se encontrava uma família com um casal de mulheres homossexuais que possui um filho nesta instituição, tratando o que ocorreu ao final da programação, suas implicações e qual a posição que a escola tomou para ajustar a essa circunstância.

No terceiro item, vemos um estudo, de várias diversidades que as crianças podem ter em casa e como trabalhar cada item, valorizando em meio às diferenças, que todos possuem seu valor.

Por último, apresentaremos a conclusão do trabalho, demonstrando o valor agregado a esses conceitos explanados e a sua importância de sua compreensão aos educadores para obterem conhecimento e desenvolver competências para aplicarem no cotidiano de suas aulas com os seus alunos.      

  1. OBJETIVO

        Realizar um trabalho acadêmico para as disciplinas de Estrutura e Organização Brasileira e Educação e Diversidade da FAC através de um relatório contendo análise da Legislação que ampara o respeito às diversidades culturais e avaliação das implicações práticas do multiculturalismo na construção do Projeto Pedagógico Curricular das Escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (358.3 Kb)   docx (592.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com