TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Campus Sumaré

Curso Pedagogia

Educação e Diversidade, Estrutura e Organização de Educação Básica.

       

Nome Juliana Savazi Zavatti RA: 2868945755            

                   

Sumaré

Setembro/2015

Introdução

A sociedade contemporânea encontra-se num processo de constantes mudanças, devido às transformações ocorridas nos últimos 10 anos, impulsionadas principalmente pelo avanço das tecnologias da informação, nas relações de trabalho, entre outras. Essas mudanças que ocorrem no mundo influenciam diretamente o modo de vida da sociedade, seus costumes e rotina e, consequentemente, o ambiente escolar.

Em meio a esse cenário, observamos que as crianças vêm passando por intensos processos de transformação que influenciam significativamente na forma de ser criança, na constituição de suas identidades, nos processos de aprendizagens, dentre outros. O grande volume de informação adquiridos pelas crianças através dos novos meios de comunicação e informação tem influenciado na formação de sua personalidade, na construção de uma nova visão de mundo e na definição de suas identidades sociais, que, além de atender as necessidades quanto ao desenvolvimento psicossocial da criança, possa desenvolver processos formativos que preparem as crianças para conviver com esse intenso volume de informações que influenciam suas formas de ser e agir no mundo. Informações que reproduzem novas formas de ver e compreender as pessoas enquanto sujeitos diferentes, que precisam ser respeitos e valorizados em meio as suas diferenças. Ou seja, as crianças precisam desde cedo construir uma nova visão sobre o mundo que superem os estereótipos e os preconceitos construídos pelo pensamento ocidental homogeneizador.

Pretendemos, com esse trabalho, desenvolver reflexões acerca das concepções de currículo que norteiam as práticas educativas no contexto da educação infantil, bem como, identificar os desafios enfrentados pelos profissionais da educação no processo de construção de um currículo voltado para o reconhecimento das diversidades culturais que permeiam o cotidiano dos centros de educação infantil.


1 Primeiro Passo

1.1 LBDEN 9.394/96

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394), de 1996, estabelece que a Educação escolar compõe-se da Educação Básica e da Educação Superior. A Educação Básica, por sua vez, é formada pelos níveis Infantil, Fundamental e Médio, e não há desagregação do Fundamental para fins de concepção e organização do ensino. No Capítulo II, Seção III, onde se fala “Do Ensino Fundamental”, não há nada que diferencie, separe ou especifique os cinco primeiro anos dos quatro últimos (BRASIL, 1996).

1.2 Parâmetros Curriculares Nacionais

Os documentos internacionais sugeriram que a educação deve ser estruturada em quatro alicerces para que os educandos desenvolvam competências básicas que lhes possibilitem desenvolvera capacidade de continuar aprendendo:

Aprender a conhecer;

Aprender a fazer;

Aprender a viver com os outros;

Aprender a ser;

Assim, os compromissos internacionais derem origem ao plano Decenal(1993-2003),cujo principal objetivo era recuperar a qualidade do ensino brasileiro. Uma das tarefas desse plano foi elaborar os PCNs, que atendem á atual Nova Lei da Educação, a lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996), e á Constituição brasileira.

 Dessa forma, a origem se de eleve á politica educacional-brasileira que visa á nação toda, mas valorize o regional. O propósito é a unidade na diversidade. A garantia dessa unidade estaria na elaboração de um numero suficiente de pontos de referência educacionais- ou parâmetros- capazes de orientar o ensino. ``O plano Decenal de Educação, á luz de Constituição de 1988, reafirma a necessidade e a obrigação do Estado de elaborar parâmetros claros, no campo curricular, capazes de orientar o Ensino Fundamental de forma a adequá-lo aos ideais democráticos e á busca da melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras (PCNs, op. Cit., p.49).

1.3 Diretrizes Curriculares Nacionais

O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana estabelece como principais ações das Instituições de Ensino Superior (IES):                            

  1. Incluir conteúdos e disciplinas curriculares relacionados à Educação para as Relações Étnico-raciais nos cursos de graduação do Ensino Superior, conforme expresso no §1° do art. 1°, da Resolução CNE /CP n. 01/2004; b) Desenvolver atividades acadêmicas, encontros, jornadas e seminários de promoção das relações étnico-raciais positivas para seus estudantes. c) Dedicar especial atenção aos cursos de licenciatura e formação de professores, garantindo formação adequada aos professores sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e os conteúdos propostos na Lei 11645/2008; d) Desenvolver nos estudantes de seus cursos de licenciatura e formação de professores as habilidades e atitudes que os permitam contribuir para a educação das relações étnico-raciais com destaque para a capacitação dos mesmos na produção e análise critica do livro, materiais didáticos e paradidáticos que estejam em consonância com as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e com a temática da Lei 11645/08; e) Fomentar pesquisas, desenvolvimento e inovações tecnológicas na temática das relações étnico-raciais, contribuindo com a construção de uma escola plural e republicana; f) Estimular e contribuir para a criação e a divulgação de bolsas de iniciação científica na temática da Educação para as Relações Étnico-raciais; g) Divulgar junto às secretarias estaduais e municipais de educação a existência de programas institucionais que possam contribuir com a disseminação e pesquisa da temática em associação com a educação básica.

1.4 Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

É um documento produzido pelo Ministério da Educação e Cultura que integra a série de documentos do PCNs. Cabe-se considerar um possível avanço para a área, existência de um documento que se diz voltado especificamente para a Educação Infantil, é preciso verificar até que ponto efetivamente garante a especificidade defendida pelos educadores da área para o trabalho a ser realizado com meninos e meninas de 0 a 6 anos em instituições educativas como creches e pré-escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com