TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Diversidade

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Educação e Diversidade

Dulcelena Mastrangi Lima                           RA: 5569147814

Sonia Cristina Ito Matias                              RA: 5531100476

Tutora

Marcela De Carvalho Cordulino

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

                  DESAFIO PROFISSIONAL

Educação e Diversidade

Dulcelena Mastrangi Lima

Sonia Cristina Ito Matias

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Desafio Profissional: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Maria Cláudia Tiveron Leme da Costa e presencial: Marcela De Carvalho Cordulino

Introdução

Neste trabalho falaremos sobre o multiculturalismo e diversidade, onde abordaremos as leis, conceitos, preconceitos, cultura, religião e como estas questões devem ser trabalhadas em sala de aula, no dia a dia. A escola é uma organização multicultural, ou seja, uma organização que lida com diferenciados níveis de diversidade cultural, tem como missão instruir, tanto os alunos como o corpo docente e seus funcionários, para enfrentar e desafiar os preconceitos, onde a base da educação tem que ser bem alicerçada com parâmetros bem definidos. Tal temática é padronizada em normas Brasileiras, com a finalidade de uma formação de cidadania para toda a população.

Mostraremos no decorrer deste trabalho, a interpretação da LDB, PCN, DCN e RCN relacionado à diversidade e multiculturalismo. Analisar a legislação que ampara o respeito ás diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do projeto pedagógico curricular das escolas. A escola promove suas festividades de forma que valorize a dignidade humana, o respeito e a tolerância no espaço escolar. Buscaremos ainda construir de maneia coletiva a valorização da mesma, tendo como principio a própria realidade.

Ao longo do século XX, cada vez mais foi se tornando evidente a necessidade de diretrizes que orientassem a formulação de projetos empenhados na valorização da diversidade e multiculturalismo nas escolas.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.9394/96) 1996 Brasil.

Estabelece o direito desde a Educação Infantil até o Ensino Superior de que todos têm direito à aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho, proporcionando igualdade e condições de acesso e permanência na escola. A Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe de diversos artigos que abordam aspectos multiculturais que defende: a liberdade de aprender, ensinar e pesquisar e divulgar a própria cultura, o pluralismo de ideias e a consideração com a diversidade étnico-racial.

Os seus Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa. A pluralidade cultural da sociedade brasileira constitui um dos temas transversais dos PCNS. O documento destaca a escola como um lugar privilegiado para se tratar e desenvolver valores com relação à pluralidade cultural, pois a criança convive com a diversidade e pode aprender com ela.

Portanto, a pluralidade se constitui num tema interdisciplinar, o que reafirma a necessidade de buscar outros conhecimentos, tais como geográficos, antropológicos, históricos entre outros, para que as crianças compreendam a trajetória e a participação das etnias na formação do Brasil, não ignorando o seu contexto político e cultural para que se tenha real significado. Permite conhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro como também de outros povos e nações, posicionando contra qualquer tipo de discriminação, seja ela cultural, social, crença, sexual ou étnica.

Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira Africana.

Essa resolução se estabelece de orientações, princípios e fundamentos para planejar a avaliação da Educação, e tem por objetivo, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo à construção de nação democrática.

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica tem como alvo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, para garantia da valorização e igualdade das raízes africanas na nação brasileira, como também dos indígenas, europeus e asiáticos.

Através desta mudança é possível ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultura, racial, social e econômica brasileira. Onde cabe às escolas incluir no contexto de seus estudos, atividades que proporcionem diariamente contribuições histórico-culturais.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume 1

Este documento trata-se de uma proposta aberta e não obrigatória, que analisa e respeita as diversas culturas brasileiras. Apresenta a necessidade de trabalhar com crianças ainda em creches e pré-escolas, conceitos de diversidade e pluralidade, seja ela étnica, racial, religiosa, social, com trabalhos pedagógicos voltados para esta faixa etária, dando ênfase com movimento, música, artes visuais, linguagem oral, natureza e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (337.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com