TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL NO ENSINO

ALVES, Juscilene Santos Oliveira (1165469) ¹

BARBALHO, Conceição de Jesus (1199776) ¹

RIBEIRO, Ciderlane (1201165) ¹

SILVA, Maria José Francisca da (1199781) [1]

FREITAS, Karla Francine Corrêa ²

        

RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo verificar o desempenho e acessibilidade que as tecnologias proporcionam no ensino aprendizado dos alunos com deficiências. Como justificativa está se deu em virtude de se reconhecer relevante todo trabalho estratégico-pedagógico que viabilize, ou seja facilite o implemento do processo ensino/aprendizagem, especialmente, em relação ao aluno, com necessidades especiais. A metodologia utilizada foi de cunho documental onde se procurou embasar-se em estudos, pesquisas, entidades públicas, bibliotecas, arquivos, entre outros, que através de analises e interpretações de dados faz com que a pesquisa se chegue a um ponto máximo a questões indagadas pelo leitor e para o pesquisador. A discursão é que as tecnologias assistivas proporcionam a estas pessoas com deficiência uma autonomia em seus estudos e esta troca do ensino- aprendizagem a partir destas tecnologias, será se as políticas públicas dão este suporte para os educadores no ensino regular? Procura-se chegar a um resultado satisfatório uma vez que se fala em um tema pertinente e está relacionado à inclusão social, educação para deficientes que necessitam de um atendimento especializado e tecnológico, segundo muitos autores, para que o ensino se torne concreto de verdade.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Ensino aprendizagem. Inclusão. Deficiência.

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema de estudo a Tecnologia Assistiva (TA), como meio de inclusão no ensino, escolhido pelo anseio de entender como se concretiza este ensino quais meios eficazes para proporcionar ao estudante com deficiência ter o livre arbítrio de estudar de se profissionalizar, também analisar como esta tecnologia interfere na vida e no aprendizado deste aluno.

Busca-se referências bibliográficas sobre o tema para definir, primeiramente, o conceito de tecnologia. Após essa definição apresentamos, de acordo com Bersch (2013, p.12), “quando a tecnologia pode ser considerada assistiva no contexto educacional, para compreender o papel da TA nas escolas”.

A pesquisa segue uma sequência formal, onde se vai em busca de referenciais que nos esclareça as questões da inclusão, de políticas públicas que proporciona o direito a estas pessoas com necessidades especiais, e as mesmas poderem desfrutarem destes direitos.

Tem-se como objetivo verificar o desempenho e acessibilidade que as tecnologias proporcionam no ensino aprendizado dos alunos com deficiências.

Por Justificativa da escolha do tema, está se deu em virtude de se reconhecer relevante todo trabalho estratégico-pedagógico que viabilize, ou seja facilite o implemento do processo ensino/aprendizagem, especialmente, em relação ao aluno, e hoje como estamos numa sociedade que se diz não ser preconceituosa, ou até mesmo de já estar sendo em falar isso, temos que acordar e ver que todos nós temos uma deficiência em fazer algo, porque não se pode ser prefeito.

Terá como tipologia a busca de exercitar a pesquisa de cunho documental. É realizada em arquivos de empresas, escolas ou entidades públicas, bibliotecas, banco de dados digitais. O principal objetivo é a análise e a interpretação de dados. É importante ressaltar que essa modalidade não se restringe a uma pesquisa teórica.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Contribuições das Tecnologias Assistiva para o desenvolvimento das pessoas com deficiências

Tecnologia pode ser definida “não somente como objetos, recursos, equipamentos ou dispositivos para execução de tarefas e sim, tudo o que o homem criou e cria para ampliar nossas capacidades físicas, mentais, a comunicação entre as pessoas” no universo (SILVA; FEREIRA; MARTINS, 2016)

Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva:

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (BRASIL, 2006).

O que observa é que a TA é uma porta de entrada para a inclusão, sejam de pessoas com deficiências severas ou leves, mas com as tecnologias assistivas, esta os possibilitam a vencer os obstáculos.

Como cita Silva et al. em seu artigo Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva,

a tecnologia presente desde o surgimento da espécie humana, através da criação de ferramentas, pelo homem, a fim de suprir suas necessidades e tornar a vida mais fácil. Por exemplo: o fogo para aquecer o frio e cozinhar alimentos, mais adiante é usado para armas de fogo e hoje, temos bombas nucleares capazes de destruir parte da humanidade. Isso prova que as técnicas são constantemente imaginadas, recriadas e reinterpretadas, formando cultura e sociedade. (SILVA; FEREIRA; MARTINS, 2016, p. 2).

É preciso valorizar a individualidade de cada aluno e criar condições para que nada impeça sua criatividade e desenvolvimento de habilidades. Conforme Valente, 1991, que contribui com suas pesquisas sobre quais deficiências a TA pode amparar;

As crianças com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) têm dificuldades que limitam sua capacidade de interagir com o mundo. Estas dificuldades podem impedir que estas crianças desenvolvam habilidades que formam a base do seu processo de aprendizagem. (VALENTE, 1991, p.1)

Que consequentemente, as limitações adividas da deficiência, surge as barreiras que vão dificultar o processo de interação social e com o mundo do indivíduo. Portanto, vê-se na tecnologia Assistiva uma maneira de anular esses obstáculos, com a criação até mesmo de recursos simples e manuais que poderão ser confeccionados pelo próprio professor ou pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado de acordo com as limitações de cada aluno (SILVA; FEREIRA; MARTINS, 2016).

Bersch (2013), afirma acerca da tecnologia pode ser considerada “assistiva” no contexto educacional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com