TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo de Ensino e Aprendizagem.

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 11

“O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem.”


Sumário

Introdução        

Desenvolvimento        

Tecnologia da Informação e Comunicação na sociedade        

Tecnologia da Informação e Comunicação na educação e escola        

O termo técnica e a tecnologia        

A tecnologia como instrumento        

Tipologias de mídias        

O acesso à Tecnologia: Formação para informação        

O papel da escola        

Conclusão        

Referências – mencionadas e consultadas        


Introdução

Tecnologia da informação e comunicação - TIC pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Por conseguinte, é utilizada na educação, no processo de ensino-aprendizagem, na Educação a Distância ou em muitas outras formas didáticas.

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou seu uso, ou melhor, tornou-se elemento obrigatório no processo educacional.

Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, entre outros, vem revolucionando os relacionamentos humanos.

Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessária que se diferencie informação de conhecimento, afinal, a mera disponibilidade de informação não garante sua incorporação. É neste sentido, e de forma complementar, que a comunicação se une a informação para geração de conhecimento.


Desenvolvimento

Tecnologia da Informação e Comunicação na sociedade

Por certo existe uma disseminação geral das tecnologias da informação e comunicação; elas estão presentes e influenciam a vida social, a formação do indivíduo e as opiniões sem geral. Neste sentido não se pode negar o relacionamento entre o conhecimento no campo da informática e os demais campos do saber humano, formando uma interdependência contínua e retroalimentada.

Há quem acredite que se trata de uma nova forma de linguagem e de comunicação, um novo código: a linguagem digital e há ainda outros que defendem que se trata da mesma forma de apropriação do conhecimento, através de uma nova ferramenta. Mas sob qualquer ponto de vista, revolução ou ferramenta, a necessidade de apropriação pelo ser humano é hoje inevitável.

Sua história é como a história das demais formas de comunicação que surgiram anteriormente e para as quais os seres humanos sempre mostraram resistência. As tecnologias educacionais e o seu uso tem ocasionado inúmeras discussões permeadas em torno dos prós e contras, desde as mais antigas até as mais modernas e atuais.

Nota-se, nos últimos anos em especial, mudanças em vários setores da sociedade impulsionadas pelo desenvolvimento da tecnologia. Presenciamos uma fase de renovação do capitalismo, ou como alguns diriam, sua derrocada. Independente de qual ponto de vista parece ou seja correto, e o mais provável é que seja algo no meio termo, o atual modelo de acumulação de capital aponta para uma economia que se desenvolve em escala "planetária", derrubando as barreiras do processo de circulação de mercadorias.

O desenvolvimento técnico-científico, por sua vez, impulsionando novas descobertas, gera grandes alterações na vida humana e no trabalho, caracterizando este momento como período da Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnológica. A combinação destas mudanças, nestas duas principais áreas da vida humana, refletem mudanças diretas nos processos educacionais.

Tecnologia da Informação e Comunicação na educação e escola

A exigência de um domínio cada vez maior de conhecimentos e habilidades, para tratar desta realidade diversa e complexa, impõe novas concepções de educação, escola e ensino. A escola, enquanto instituição social, é convocada a atender de modo satisfatório as exigências da modernidade. Se estamos presenciando estas inovações da tecnologia é de fundamental importância que a escola aprenda os conhecimentos referentes a elas para poder repassá-los a sua clientela; pois, é preciso que a escola propicie esses conhecimentos e habilidades necessários ao educando para que ele exerça integralmente a sua cidadania.

O desenvolvimento da técnica, da ciência e da tecnologia devem ser entendidos em estreita relação com as determinações sociais, políticas, econômicas e culturais. Essas atividades constroem uma relação do homem com a natureza; é o esforço humano em criar instrumentos que superam as dificuldades das barreiras naturais.

Neste sentido é que se pode afirmar que a história do homem e da técnica são entrelaçadas e que a técnica é tão antiga quanto o homem. Ela, a técnica, tem sua gênese com a utilização de objetos que se transformam em instrumentos naturais; estes vão se tornando mais complexos no decorrer do processo de construção da sociedade humana. A teoria (theoreo) e técnica (techné) foram elaborações dos gregos. Na Grécia, entre os séculos Vl e lV a . C., que se deu o desenvolvimento da explicação racional para as questões pertinentes a natureza e ao mundo dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com