TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e criança, Jovens e Adultos

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Educação e criança, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento

De acordo com os estudos realizados nos Ciclos 1 e 2 de aprendizagem responda as questões a seguir construindo um texto dissertativo (corrido), com coerência entre as ideias e conceitos.

1) Qual a concepção de desenvolvimento infantil adotada pelos teóricos Piaget e Vygotsky? O que ela significa?

Piaget enfocava um desenvolvimento infantil anistórico, isso no sentido de que os aspectos biológicos determinavam esse desenvolvimento (cognitivo julgamento moral e a linguagem).

Vigotsky acreditava que o desenvolvimento humano é sócio histórico, as características da infância mudariam de acordo com a cultura, relação entre as pessoas, cultura e sociedade.

2) Qual a perspectiva de aprendizagem que Piaget e Vygotsky adotam? O que ela significa?

Piaget afirma que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o objetivo, por isso, sua teoria é chamada construtivismo. O objetivo da relação interacional com a criança pode ser o seu próprio corpo, diferentes objetos, as pessoas.

Para Vygotsky, a aprendizagem é uma condição prévia para o desenvolvimento, pois, por meio dela, na interação com o outro, é que a criança poderá avançar em seu desenvolvimento psicológico e nas funções psicológicas superiores.

3) Escolha uma das três fases da infância (primeira, segunda ou terceira) e cite suas características (no plano físico, emocional e cognitivo). Para tanto, leia a Unidade 3 do CRC de Psicologia da Educação.

Período Pré-operatório (dois a sete anos)

Período Pré-operatório (dois a sete anos): Corresponde ao período da educação pré-escolar. Esta fase apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparece a função simbólica, onde os objetos começam a serem representadas por símbolos: um cabo de vassoura é cavalo, uma cadeira empurrada é um trem, etc. É uma fase fortemente egocêntrica (a criança se vê como o centro de tudo que acontece ao seu redor) e caracteriza-se pela irreversibilidade, a criança considera que todos pensam como ela. A noção de espaço, adquirida por volta de dois anos, antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança também não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença.

4) O direito das crianças pequenas à educação foi contemplado na Constituição Federal (1988), garantindo o atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade. Nesse sentido, aponte se este direito é efetivado na prática e quais os obstáculos e os desafios a serem vencidos para que realmente seja efetivado.

A Constituição de 1988 estabeleceu a responsabilidade do Estado pela educação infantil em creches e em pré-escolas. Além disso, ela instituiu o direito aos trabalhadores (homens e mulheres) em terem assegurada a assistência gratuita aos seus filhos e dependentes, isso desde o nascimento até os cinco anos, em creches e em pré-escolas, de acordo com o Artigo 7º, Inciso XXV. Isso não significa que, tendo a lei, as vagas na educação infantil já seriam garantidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com