TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  9.425 Palavras (38 Páginas)  •  1.403 Visualizações

Página 1 de 38

EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A partir de seus estudos, apresente o percurso da Educação Especial destacando as mudanças significativas que ocorreram nessa trajetória, desde a segregação até o que conhecemos como inclusão.

R: A deficiência sempre foi marcada por forte rejeição, descriminação e preconceitos. Podemos identificar nas literaturas que, as crianças que nasciam com algum tipo de deficiência eram mortas, muitas vezes pelos próprios pais. Mas ao longo dos anos com o surgimento das ciências começaram então a busca por respostas aos mais diversos tipos de deficiências.

Foi na França em 1620 que aconteceu as primeiras iniciativas de ensino e inclusão para as pessoas com deficiências, a partir dai que foi criado o sistema de libras e braile. No Brasil, as mudanças começaram aparecer em 1854 com o surgimento de institutos escolas residencial, com enfoque médico e clínico.

Depois em meados do século XX foram criadas as APAES destinadas a implantação de programas de reabilitação e educação especial. A partir da década de 80 a educação de crianças na escola comum ganhou forças com o movimento nacional de defesa dos direitos das pessoas com deficiências, que pregava passagem do modelo educacional segregado ao de integração de pessoas com deficiências na escola, no trabalho e na sociedade, tendo em vista a igualdade e a justiça social.

Ainda hoje existem muitos preconceitos na inclusão, e esse é o grande desafio da educação inclusiva.

2. Em sua opinião as mudanças que ocorreram no tratamento atribuído à pessoa com deficiência foram significativas? Justifique.

R: As mudanças que ocorreram foram significativa de forma que vieram ajudar abrindo portas para as pessoas com deficiência ajudando no tratamento e na inclusão. Hoje as pessoas com deficiência tem direito a trabalho, estudo, entre outros benefícios.

Desta forma as pessoas portadoras de deficiência hoje é vista de outra forma pela sociedade.

Embora ainda os portadores de necessidades especiais estão à margem da educação. E não é a instituição escolar em si a culpada, mas o próprio sistema, que no papel vem garantir algo e na realidade não cumpre. Pois é o sistema que pode proporcionar as condições necessárias.

São muitos os desafios e obstáculos a serem enfrentados, considerando-se avanços científicos, tecnológicos, mas principalmente material (infraestrutura). É inaceitável que já século XXI, permanecemos ainda, com elevados índices de pessoas com necessidades especiais fora da escola convencional ou tradicional ou mesmo em escolas especiais.

3. Distinga os conceitos de integração e inclusão, definindo integração física, social e funcional.

R: A Inclusão Social não é um processo que envolva somente um lado, mas abrange duas direções, envolvendo atuação junto à pessoa com necessidades educacionais especiais e atos junto à sociedade.

A educação inclusiva é uma ação politica , cultural ,social e pedagógica , desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

O conceito de integração se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de maneira que esta pudesse vir a se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade. Com o conceito de integração, o integrar constituía localizar no sujeito o foco da mudança, e as reais dificuldades encontradas no processo de busca de “normalização” da pessoa com deficiência. Isso era um conceito que não considerava que as diferenças, na realidade, não se aniquilam, mas devem ser administradas no convívio social. Como se ao ser diferente fosse razão para determinar sua inferioridade enquanto ser humano e ser social.

4. Como a escola pode contribuir para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais? Responda, analisando as políticas inclusivas e citando exemplos de propostas educacionais que favoreçam a inclusão.

R: A inclusão deve dizer respeito a todos os alunos, pois tem o mesmo direito a uma educação de qualidade, portanto os sistemas educacionais têm de mudar pra poder responder a essas necessidades.

A escola pode contribuir para inclusão oferecendo profissionais qualificados: professores, colaboradores e gestores. O projeto pedagógico deve estar aberto a mudanças e adaptações de acordo com as necessidades que possam ocorrer.

Deve-se também manter uma aliança entre a sociedade, país escola, pois o trabalho coletivo proporciona maior aprendizagem para todos.

Em algumas escolas Coloca-se como condição para transformação escolar a "profissionalização do profissional" da educação e para tal argumenta que três condições devem se fazer presentes: a criatividade, a responsabilização e o investimento. Estes três dispositivos se constituem em aspectos fundamentais na construção de profissionais que assumam a tarefa de "desenvolver caminhos", contando com mais "poder em seu ofício individual e coletivamente", mais autonomia e mais investimento na construção de práticas alternativas, com base na cooperação e inovação rompendo com o individualismo e a rotina.

Os professores são orientados a não perder de vista que o plano de ensino é construído para atender alguns casos específicos, mas tem alcance sobre toda a turma. Um exemplo disso é que, ao lançar mão de atividades mais flexíveis e materiais diversificados, todos os alunos saem ganhando, não apenas aqueles que têm alguma deficiência.

.

5. Assista a um filme que tenha como temática a vida das pessoas com necessidades especiais (deficiências, superdotação, síndromes etc.) e elabore um comentário abordando uma das seguintes temáticas:

- Convivência com a diversidade

- Fragilidade/superficialidade dos relacionamentos

- Aceitação da diferença/ deficiência

- A família e o deficiente

- A sociedade e o deficiente

R: O filme assistido foi :A família Belier.

Onde conta uma história da adolescente Paula de 16 anos é a intérprete indispensável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.5 Kb)   pdf (284.2 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com