TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  24/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Erika Ribeiro Gloria Leitão RA: 4311771623

Lilian Bueno Rodrigues RA: 4578903050

Marli Regiane Pires de Araújo RA: 4300065967

Educação Especial

 Itapecerica da Serra / SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Erika Ribeiro Gloria Leitão RA: 4311771623

Lilian Bueno Rodrigues RA: 4578903050

Marli Regiane Pires de Araújo RA: 4300065967

Educação Especial

Atividade Prática Supervisionada na disciplina de educação especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e da Tutora presencial: Carla Matiê de Jesus.

Itapecerica da serra / SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

Inclusão escolar        

Características da escola inclusiva        

ETAPA 2        

Caracterização de pessoas com necessidades educacionais especiais        

ETAPA 3        

Formação do profissional da educação inclusiva        

ETAPA 4        

Relações entre o Livro-Texto e a pesquisa da ATPS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO[pic 1]

O presente trabalho apresenta o resultado dos estudos e reflexões do grupo sobre o tema da educação especial e a questão da inclusão nas escolas.

 A partir da leitura de textos sobre o assunto, da observação de imagens e vídeos e da análise de letras de música e outras obras, o grupo construiu a base para suas conversas e reflexões sobre importantes pontos da educação inclusiva, tais como o significado do termo, as características de uma escola inclusiva, como se caracteriza um indivíduo que necessita de educação especial. Além dos textos e vídeos indicados para a realização do trabalho, o grupo pesquisou outros materiais e comparou os estudos com a leitura do Livro-Texto.[pic 2]

O trabalho também é composto por imagens e músicas selecionadas pelo grupo, para instigar a reflexão sobre o tema.

Por fim, analisamos a validade e a valorização deste tipo de ensino no mundo atual.

ETAPA 1

Inclusão escolar

Inclusão escolar significa acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Sem fazer distinção de cor, classe social, condições físicas ou psicológicas. Contudo o termo é geralmente associado à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.

Quem se recusa a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais está cometendo um crime. Todas as instituições têm a obrigação de oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial e de promover a inclusão da pessoa com deficiência. Contudo, o termo não deve ser confundido com escolarização especial, em que o deficiente é atendido em uma sala de aula ou escola separada das outras pessoas.  

O processo histórico da educação inclusiva brasileira, no decorrer dos tempos, passa por grandes mudanças e marcos significativos. Percebemos que desde muitos anos atrás, existiam escolas especiais para pessoas com algum tipo de deficiência.

Em 1.854 na época do império de D. Pedro II, criou-se na sede do governo no Rio de Janeiro o “Imperial Instituto dos Meninos Cegos” (renomeado em 1.991 como Instituto Benjamin Constant, e considerado uma referência nacional pelos trabalhos e pesquisas elaborados, a criação de materiais didáticos especiais, consultorias e assessorias para qualificações de profissionais até os dias atuais).

No ano de 1.856, foi criado o Instituto dos Surdos-Mudos chamado então de Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES em 1996. No ano de 1961 a Leis de Diretrizes e Bases – LDB prioriza a educação como direito para todos e vigora a obrigatoriedade da matrícula de todas as crianças em escolas regulares, em salas comuns, independente de suas limitações, conforme a lei n° 4.024/61.

Após a promulgação da Constituição de 1988, no artigo n° 208, que já determinava o atendimento educacional personalizado de alunos com deficiência e em 1989 aprovou-se a lei n° 7.853, a qual determina a obrigatoriedade de matrícula de alunos com deficiência em ambiente escolares público e particulares. Nós do grupo, refletimos neste ponto e voltamos o nosso olhar e senso crítico para esta questão:[pic 3][pic 4]

- o fato de alunos com necessidades educativas especiais estarem matriculados nas escolas regulares garante sua inclusão?

Em 2001 o Plano Nacional de Educação – PNE, seguindo a convenção de Guatemala (1999) e a Declaração de Salamanca (1996) apoiado na lei n° 10.172/2001 estabelece objetivos e metas a serem alcançados com os estudantes com necessidades especiais em classes comuns.

Características da escola inclusiva

A escola inclusiva é aquela que é feita para todos, sem descriminação de cor, raça, gênero, etnias. Em uma educação realmente inclusiva no âmbito escolar, se faz mudanças e planejamentos estruturais, uma integração social desse aluno portador de deficiência nos conteúdos programados e à adequação da escola ao aluno e não o inverso. Ao receber um aluno com alguma deficiência é fundamental o apoio de setores especiais dos órgãos educacionais, para assim discutir maneiras, estratégias com objetivo de desenvolver um trabalho produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (274.9 Kb)   docx (274.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com