TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        

                     

EDUCAÇÃO ESPECIAL

TAUBATÉ/SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista

TAUBATÉ/SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

04

1.ETAPA 1............................................................................................................

05

2. ETAPA 2. ...........................................................................................................

08

3. ETAPA 3 ............................................................................................................

09

4. ETAPA 4 ............................................................................................................

10

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

11

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

12


INTRODUÇÃO

Sempre será um tema complexo, quando se trata de Educação Inclusiva não tem como não falar da desigualdade e da relação entre a noção de igualdade e de diferença, a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência.

A Educação Inclusiva tem como finalidade garantir e assegurar a participação de todos os cidadãos em qualquer que seja os setores da sociedade.

O contexto histórico e cultural do Brasil e do mundo está focado na garantia dos direitos das pessoas, seja qual for o espaço em que estão inseridas e o que sabem.

A perspectiva da Educação Inclusiva é que todos tenham direito de estarem juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação.

O maior desafio é de fato não haver soluções prontas para reconhecer e valorizar as diferenças. A pior desigualdade é produzida pelas reações de dominação política econômica ou espiritual.

A perspectiva da Educação Inclusiva é imprescindível, pois reconhecer as desigualdades sociais e naturais, para que haja maior desigualdade no processo educacional. Quando o reconhecimento é negligenciado na escola a exclusão se concretiza.

O direito à educação é uma lei, mas ela não era de fato cumprida, precisa ir além para oferecer um tratamento educacional diferenciado a alunos com necessidades diferenciadas do padrão, há muitos obstáculos para a efetivação de leis.

O diálogo é fundamental para que propostas adequadas possam acontecer. As mudanças sem reformulações são impossíveis que tenham seus direitos garantidos, é um desafio enfrentar as realidades sabendo que boa parte não consegue ser cumpridas de modo efetivo e acabam sendo limitadas.

COMPREENDENDO OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR.

Sabemos que desde a idade média a deficiência esteve ligada a crenças sobrenaturais, democráticas e supersticiosas que culminavam em dois tipos de atitudes, de proteção e assistencialismo e de eliminação, menosprezo e destruição.

As primeiras escolas foram voltadas para os deficientes sensoriais porque eram comuns os cegos e surdos ilustres, eram fáceis encontrar cegos com memória excepcional que cantavam que conheciam música etc.

Em 1980 que foram questionadas as práticas sociais e escolares de segregação, assim como atividades sociais em relação às pessoas com deficiência intelectual, o país acabou adotando medidas para inverter esta situação e promulgação do novo ato legal que colocava como objetivo final de todo serviço de Educação Especial, sendo necessário criar condições de vida para a pessoa retardada mental semelhante, tanto quanto possível, as condições normais da sociedade em que vive.

A integração dos PNE (Plano Nacional de Educação) é uma das mais importantes conseqüências do princípio de normalização. A ideia de integração surgiu para derrubar a pratica de exclusão social a que foram submetidas às pessoas deficientes por vários séculos. Eram pessoas excluídas consideradas inválidas sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência.

Através da integração teria que inserir o portador de deficiência na sociedade sim, mas desde que ele esteja de alguma forma capacitada a superar as barreiras físicas programáticas e atitudinais existentes.

O QUE É INCLUSÃO? QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA?

Na entrevista com Mel Ainscow a concepção de inclusão é a transformação do sistema educacional de forma a encontrar meios de alcançar níveis que não estão sendo contemplados, temos que saber e para que isso aconteça há três processos.

 O primeiro é a presença, que é estar na escola e mesmo assim não é suficiente, para isso precisa participar.

O segundo é a participação, estar presente, pois de nada adianta estar presente e não participar. Então é preciso dar condições para que o aluno realmente participe das atividades escolares.

E por último a aquisição de conhecimentos, o aluno pode estar presente e até participando, mas de nada vale se não estiver aprendendo, inclusão significa o aluno estar na escola, participando, aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com