TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

UEMS- Universidade Estadual Mato Grosso do Sul

Acadêmica: Dibe Nagib Almad Mustafa Dias.

Pos- Graduação; Educação Especial.

Resumo do texto  de Jaime Giolo: A educação à distância e a formação de professores.

Neste texto Giolo, destaca a educação a distância (EaD) no Brasil sob três ângulos diferentes, descrevendo desta forma o panorama da educação superior a distância (graduação) e a sua breve história, bem como a sua performance atual, e finalmente, aponta os problemas que a EaD está criando para a atividade de formação docente.  

O que fica claro em sua opinião é que a formação de professores deve ser realizada em sala de aula, para desta forma consolidar a cultura do ensinar e do aprender, que será fortalecido por relações humanas indispensáveis para a prática docente.

Giolo discorre ainda sobre outro ponto importante da EAD que é o da legislação da, fala da lei que a regulamenta e de como esta foi sancionada, o que estava previsto para o seu funcionamento, a sua participação na oferta de cursos regulares.

Entre as importantes informações constantes em seu trabalho está primeiramente dados sobre como a ead era conduzida pelas instituições públicas, porém, em um curto espaço de tempo as instituições privadas acabaram por superá-las, tornando-se concorrentes, mudando completamente o cenário que estava previsto pela legislação. Fica claro em sua redação os descaminhos percorridos, onde o Poder público não conseguiu atuar. Como conseqüência de uma não atuação adequada do poder público, nem tudo que estava proposto no artigo 80, foi de fato concretizado, por isso deixa clara a necessidade imprescindível uma nova regulamentação.

O principal foco de seus debates estão na educação superior, em especial na formação de professores, uma vez que a grande demanda incidia na formação de professores para a educação básica. Fica evidente neste texto que grande parte das pessoas troca instituições públicas por particulares devido à maior disponibilidade de tempo. Este acontecimento decorre do fato de que estes acadêmicos são pessoas que trabalham e não detém de tempo suficiente para ficar em uma sala de aula presencialmente, todos os dias, e tem ainda a questão financeira, pois a matricula e as mensalidades é muito mais convidativa, uma vez, que na instituição privada os custos são menos caros, se tornando mais acessíveis.

Então o que se pode concluir é que não devemos esquecer que mesmo com o surgimento destas novas ferramentas de ensino o profissional de educação deve sempre primar por um ensino de qualidade ainda, e para que aconteça o aprendizado adequado, as relações interpessoais são fundamentais, já por outro lado precisamos de novas estratégia metodológicos, pois, os ambientes que nos esperam nos dias atuais não são os mesmos.  

O fato irrefutável é que a implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um programa do Governo Federal, contribui e ainda contribui para a inserção de um maior número de pessoas nesse processo de integração, se constituindo numa conquista para todos.

A sociedade da informação e tecnologia tem colocado novos desafios ao processo de ensino-aprendizagem, seja ela fundamental média ou superior. Então a forma de se proceder em relação à construção do conhecimento mudou também. O contato com as fontes de informações tornou-se mais dinâmico, obedecendo a uma lógica nunca vista anteriormente. O próprio saber tornou-se maleável e instável, necessitando de atualização constante, e é exatamente neste contexto que a EAD no Brasil se encaixa, talvez ainda com alguns tropeços, mais indo sempre em frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com