TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação especial

Por:   •  19/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bárbara dos Santos Lopes da Silva RA: 4300066465

            Josicleide C. de Souza Baltazar RA: 3815670186

            Marcia Kaori Toyama RA: 4351866745

              Luciana Ferreira Gabriel RA: 3808624637

            Valdirene Dias de Moraes RA: 6998495777

 SOROCABA / SP

            2015


[pic 2][pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Bárbara dos Santos Lopes da Silva RA: 4300066465

            Josicleide C. de Souza Baltazar RA: 3815670186

            Marcia Kaori Toyama RA: 4351866745

              Luciana Ferreira Gabriel RA: 3808624637

            Valdirene Dias de Moraes RA: 6998495777

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel Raysaro e Rosana Haas.

   

      SOROCABA / SP

2015


SUMÁRIO

Introdução        

INCLUSÃO - O que é inclusão e quais suas características.        

Ser Diferente        

Componentes para a formação do Professor de Educação Especial        

Escolas dos diferentes ou Escola das diferenças?        

Conclusão dos conhecimentos adquiridos        

Xuxa        

Livro infantil sobre inclusão tem áudio- descrição de texto e ilustrações        

Educadores a Caminho - Todos nós somos iguais.        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

A presença e o atendimento a pessoas com deficiência vem se modificando progressivamente. A prática da inclusão vem ocupando, cada vez mais, espaços sociais como escolas e outros ambiente que permitem que as pessoas com necessidades especiais adquiram novos saberes, enfrentem diferentes situações e fundamentalmente se crie uma nova sociedade que se mobilize e se diferencie das anteriores, na questão da construção de atitudes sociais em relação à inclusão.

Atualmente percebe-se que aquelas salas especiais, que eram isoladas das outras, ou até mesmo em outros prédios, já deixam de existir. As crianças, adolescente e adultos, portadores de deficiência, sejam elas genéticas ou adquiridas, convivem normalmente em todos os ambientes, as salas especiais ainda existem, mas de maneira a auxiliar o professor, a acrescentar para o alunos, ele não mais fica isolado do mundo, mas sim convive com todos e se torna atuante da sociedade.


INCLUSÃO - O que é inclusão e quais suas características.

        Para conceito educacional inclusão é o ato de permitir ou facilitar o acesso de indivíduos ao meio comum, indistintamente de suas diferenças físicas ou psicológicas, tomando como base e regras o grau destas deficiências.

        A inclusão social meio educacional é classificada da seguinte forma:

        - inclusão escolar - inclusão educacional, educação inclusiva e escola inclusiva;

        - inclusão social – Aceitação do meio e do indivíduo ao meio;

        - inclusão de deficientes – Basicamente é dada por meio de adaptação.

Construir uma escola inclusiva não é assim tão fácil precisa dos principais ingredientes vontade de que as coisas realmente aconteceram.

O ponto de partida seria uma pesquisa através de documentações sobre indivíduos portadores de necessidades especiais na comunidade de sua unidade escolar.

Proporcionar a este indivíduos o convívio escolar, que por muitas vezes são excluídos pelos próprios familiares, e trazer ao professores preparos técnicos, capacitando-os a fornecer a estes indivíduos, tratamento adequado com propósito final a educação.

Ser Diferente

         Entendemos que na questão escolar, atualmente admite-se a participação de deficientes numa sala de aula de indivíduos teoricamente saudáveis, justificando essa convivência seria saudável é positiva para ambas as partes, sempre lembrando tratar-se de um trabalho delicado, obedecendo a regras quanto ao grau de deficiência da criança a ser inclusa e ser fundamental o acompanhamento e monitoramento dos resultados, pois nestes casos não seria possível a aceitação de falhas ou regresso do desenvolvimento desta criança.

        Pois incluir um indivíduo portador de deficiência no meio a indivíduos normais, é dar direitos iguais, independentemente de cor, religião, sexo, idade, raça, deficiência, etc. é proporcionar a todos as mesmas condições de uma vida digna e justa. Um exemplo é a educação inclusiva, pois para mim não é o aluno com deficiência que deve se adaptar a escola, mas sim a escola deve adaptar para recebê-lo e proporcionar-lhes as mesmas condições que os outros, adaptando seu currículo, estrutura física e dando formação aos professores.

        Felizmente esse conceito tem mudado e hoje existe uma tendência de tentar introduzir alunos com deficiência, no convívio das turmas tradicionais, não só para estimular o potencial desses alunos, mas, principalmente, para quebrar a rejeição dos “normais”, através do convívio fazendo com que as diferenças sejam encaradas como normais.

Componentes para a formação do Professor de Educação Especial

Escolas dos diferentes ou Escola das diferenças?

A educação inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, e participando ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças. Questionando assim a artificialidade das identidades normais e entende as diferenças como resultantes da multiplicidade, e não da diversidade, como comumente se proclama, pois tratando assim uma educação que garante o direito à diferença e não diversidade, pois assegurara o direito à diversidade, pois assegurar o direito à diversidade é continuar na mesma, ou seja, é seguir reafirmando a sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (404.7 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com