TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física 1

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL

Atividade Avaliativa 2º Ano

Professor: Jailton Lira                                                                    

Disciplina: História / Turma: 422 - B

Aluno (a): Karol Correia Barros     Nº: 11

Aluno (a): Roberta Aparecida Paixão da Silva      Nº: 22

  1. No século XIX, o Continente europeu foi abalado por uma série de movimentos de caráter popular que, em seu conjunto, ficaram conhecidos como Primavera dos Povos. Compare os ideais desse movimento com as reinvindicações da Primavera Árabe ocorrida a partir de 2010.

R: A Primavera dos Povos ela se deu através de uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda Europa, toda a economia capitalista enfrentava um delicado processo de estagnação que daria origem a varias coisas que marcaram a “Primavera dos Povos”. Membros do operariado e do campesinato passaram a exigir melhores condições de vida e trabalho, fizeram uma forte oposição ao regime monárquico, à primavera dos povos desenvolveu-se de maneiras diferentes em vários lugares. A primavera Árabe foi uma expressão criada para designar uma onda de protestos que marcou os países árabes, foi um período de transformações históricas nos rumos da politica, entende-se por primavera árabe a onda de protestos e revoluções ocorrida. A população reivindicava melhores condições sociais de vida. Os ideais entre esses dois movimentos era reivindicar melhorias de vida, lutavam pela democracia de seus países.

  1. No Brasil, o período regencial foi caracterizado por uma significativa instabilidade social e política. Identifique suas principais causas e consequências.

R: Suas principais causas foram à instabilidade politica que havia no país (Falta de um governo forte). E das condições de vidas precárias da população pobre, que era a maioria naquele período. O período teve fim em 1840, com o golpe da maioridade que permitiu que o herdeiro Dom Pedro II assumisse o trono aos 14 anos.

  1. A manutenção da escravidão no Brasil foi decorrente de circunstâncias econômicas externas e internas do século XVI, bem como seu término (a partir da assinatura da Lei Áurea em 1888) está relacionado a fatores externos e internos (a exemplo da etapa de acumulação capitalista em sua fase de expansão industrial e aos novos rumos da economia brasileira). Analise e faça a inter-relação desses fatores.

R: A exploração da mão-de-obra escrava possibilitou a exploração de riquezas, sendo assim uma renda alternativa já que o trabalho escravo era barato. Por razões econômicas a Grã-Bretanha, passou a exigir que países como o Brasil abolissem o trafico negreiro. A repressão inglesa aumentava cada vez mais, os navios suspeitos passavam a ser interceptados e alguns afundados. Tais fatos geraram prejuízo para os escravistas e para o governo imperial, então ambos se viram obrigados a ceder. Somente 40 anos depois da primeira Lei Eusébio de Queiroz que a Lei Áurea, pois fim em definitivo ao regime escravista brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com