TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação inclusiva

Por:   •  4/5/2016  •  Abstract  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2
  1. METODOLOGIA

  1. Participantes

Participaram das oficinas terapêuticas mulheres de 18 a 70 anos, com diferentes diagnósticos de transtornos mentais, pacientes da Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima situada na Avenida Jornalista Paulo Zingg, nº1078, Pirituba – SP.

  1.  Instrumentos

Como instrumento para as oficinas foram utilizados, caixa de MDF, tinta para artesanato, pinceis, cola quente, fitilhos, purpurina, canetinhas, papel cartão e adesivos, (ANEXO, IMAGEM 1)

  1.  Aparatos

Não houve aparatos durantes as oficinas terapêuticas, na elaboração do relatório foram utilizados, papeis e canetas para anotações de dados que os alunos perceberam como relevantes e computador.

  1.   Procedimentos

Os primeiros passos para realização dessa oficina foi levantamento do grupo juntamente com uma paciente o que a mesma tinha interesse em fazer e verificamos se era possível o grupo se adequar a esse interesse. A paciente informou que tinha vontade de realizar pinturas, a partir dessa informação o grupo definiu como instrumentos das oficinas a caixas de MDF, denominadas caixas dos sonhos.

A partir desse primeiro contato com a paciente, foram realizadas visitas sistemáticas e quinzenais a Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, a fim de se vivenciar a dinâmica institucional do serviço. As oficinas terapêuticas foram tomadas como dispositivos de análise do processo de Reforma Psiquiátrica, e proporcionou o contato dos alunos da Universidade Paulista, com pacientes com transtornos mentais.

A luz do livro ”Encontro marcado com a Loucura “, o grupo se reuniu e realizou a analise dos dados coletados e vivenciado através da escuta ativa e da observação.

  1. Ressalvas éticas

Os princípios éticos da pesquisa visam a proteger os direitos, a dignidade e o bem estar dos participantes, segundo as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, do Conselho Nacional de Saúde (Resolução CNS nº 466). De acordo com o artigo 16 do código de ética, o psicólogo na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento, avaliará os riscos envolvidos, tanto nos procedimentos como nas divulgações dos resultados, tendo essa oficina o risco mínimo. A identidade daqueles que participaram da pesquisa foi preservada, em caso de alguma dúvida, os  responsáveis pela instituição, ou pelas pacientes poderão dirigir-se aos alunos e/ou professor (a) da disciplina para esclarecimento, foi também garantido a possibilidade de não participar das atividades fornecidas, sendo sua participação voluntaria e não remunerada de acordo com o código de ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com