TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Resenha: Educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Os alunos da educação infantil, especialmente aqueles que se encontram nos grupos 4 e 5, denominados pré-escola, já têm um conhecimento intuitivo dos temas que fazem parte do currículo para esta faixa etária. Eles, em geral, já dominam a língua materna com desenvoltura, têm acesso a informações naturais, culturais e sociais do meio que os cerca, e já construíram algumas teorias matemáticas necessárias para o seu dia-a-dia. Mas é na escola, que estes alunos, amparados pelo professor, irão desenvolver-se, crescer e praticar os seus conhecimentos em outros níveis e situações.

À medida deste desenvolvimento depende em primeiro lugar da postura estimuladora do professor, e consequentimente, do ambiente e das atividades que propiciarão à estes alunos a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, desenvolver sua identidade e conquistar autonomia. Segundo o RCNEI (1998, v2, p.11)

(...) Conhecer suas características e potencialidades e reconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. A capacidade das crianças de terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem seguro para a formação pessoal e social.

Neste sentido, além dos conhecimentos elencados no currículo, o planejamento das atividades para as crianças da pré-escola, deve contempla a ludicidade, o faz-de-conta, a escolha, a responsabilidade e a convivência, para o RCNEI (1998, v.1, p.73):

A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, que precisa adaptar-se a ela e não o contrario como deveria ser (...).

Um exemplo de como a identidade e autonomia pode ser trabalhado em sala de aula é através dos “Cantinhos Interativos”. Mesinhas preparadas previamente pelo professor para receber os alunos, onde eles são estimulados a desenvolver alguma atividade antes do inicio da aula. As opções podem ser diversas: desenho livre, quebra-cabeça, biblioteca, montar palavras com bloquinhos de madeira, musica, pinturas com tintas, massinhas, etc. Na chegada os alunos dever ser recepcionados um a um e estimulados a escolher uma das mesas. A princípio eles podem demonstrar-se indecisos e tímidos, mas, à medida que se acostuma com a atividade, eles passam a demonstrar atitude e decisão, escolhendo logo a mesa que desejam ficam durante esse período eles podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com