TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil

Seminário: Educação infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 13

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica e mesmo não sendo obrigatória é um direito de toda criança. Tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança. No espaço escolar da Educação Infantil é essencial priorizar o ambiente lúdico, pois é desta forma, sendo estimulada com prazer e alegria que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos, desenvolve habilidades motoras e sua capacidade física. O Estágio é de extrema importância, pois é de frente para realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formação acadêmica e também é o momento de identificar nossas aptidões e interesses em relação à nossa escolha profissional. Este é o compromisso da educadora infantil: proporcionar momentos repletos de motivação e envolvimento emocional, doando atenção e carinho, preparando propostas pedagógicas atrativas, com o intuito de tornar este momento especial e importante na vida destes pequenos aprendizes. Lembrando as palavras de Paulo Freire reforçamos este pensamento: “(...) se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” (Freire, 1996, pg- 24 e 25)

A Escola Municipal de Educação Infantil Antônio Leite, esta localizada na Rua Aristides Barônio, nº131, Vila Antônio Leite, Bairro Campina em São Leopoldo, esta localizada em um bairro de fácil acesso atende à crianças de 0 à 5 anos. A escola possui 5 salas todas salas amplas com banheiros adaptados para crianças, sendo destas, duas são infra-estruturadas para berçários, 1 refeitório acompanhado de cozinha, um lactário que produz a alimentação de bebês, uma secretaria, uma sala de professores, uma sala para que os professores possam realizar planejamento, uma sala da equipe diretiva, um solário destinado como praça para bebês, uma praça de brinquedos para alunos maiores, um pátio com brita, uma área coberta, uma lavanderia e, por fim uma sala de atividades múltiplas A escola atende a 138 crianças e conta com 16 professores.

A sala de aula é muito ampla, bem colorida e iluminada, tem janelas vasculantes enormes o que permite visualizar a rua. Há uma diversidade de brinquedos e jogos, todos à disposição dos alunos, incluindo uma motoca e uma bola de futebol doada pelos pais. Também possuem um microsystem, uma televisão e um DVD, exclusivo desta sala de aula, além de colchonetes para hora da soneca. Elas adoram os balanços que às vezes chegam a gerar brigas, mas com muita calma e o auxilio de uma professora elas acabam aceitando que devem dividir, fazer uma fila e aguardar. As professoras estão sempre supervisionando e estimulam para que eles resolvam seus problemas e se tornem mais independentes. Com brincadeiras, jogos e música de fundo planejando com o maior cuidado o trabalha com seus alunos, a professora Miriam torna o espaço escolar em um espaço agradável, prazeroso, de forma a permitir que ela alcançe o sucesso em sala de aula. Essa atividade foi uma experiência muita enriquecedora e acrescentou muito a minha formação.

A professora Miriam Teixeira, é concursada e trabalha na área da educação a mais de dez anos pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo como Tutora, antigas “Cuidadoras” como eram chamadas até pouco tempo atrás. A professora Miriam é um grande exemplo ela não se acomodou como muitas, mesmo concursada sentiu a necessidade de se aprimorar, buscando conhecimento, formou-se no Magistério, e após buscou um curso de graduação está formada a menos de um ano no curso de Pedagogia da Ulbra. A prática Pedagógica da professora é alicerçada na teoria do sociointeracionismo, pois acredita que na medida em que a criança interage com o outro aprende a resolver seus conflitos, e que é nas trocas com seus iguais que as crianças desenvolvem sua autonomia. Ela diz ainda que através da linguagem do brinquedo e em outras atividades, as crianças exercitam a defesa dos seus direitos e vão aos poucos aprendendo a argumentar seu ponto de vista. A educadora embasa sua prática em várias teorias, com as de Vigotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros.

O modelo sócio-interacionista é coerente com uma educação voltada para a formação de indivíduos mais humanos, críticos, e com a valorização do vínculo entre professor e aluno para que se tenha uma boa aprendizagem, com aspectos voltados à totalidade da criança. Oliveira acrescenta que a atividade educativa. No que diz respeito às diferenças é de que somos todos iguais como seres humanos e que as diferenças devem ser respeitadas. A integração e a inclusão são possibilitadas através de atividades dirigidas utilizando vários jogos como: blocos lógicos e jogos de encaixe e atividades livres no pátio e sala, com intervenção da professora se necessário caso contrário as crianças são estimuladas a resolverem seu conflitos do dia a dia.

PROJETO

TURMA: 4 À 5 ANOS

Título: Me conhecendo melhor

JUSTIFICATIVA:

Conhecendo a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir a escola serve para ganhar comida, lanche e brincar com outras crianças, percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como para as famílias a perceberem que ir à escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo. Este projeto foi idealizado depois de observar a turma do Infantil III e conversar com a professora Miriam, percebeu-se a necessidade de proporcionar a turma o desenvolvimento de sua autonomia, principalmente nas atividades corriqueiras do dia a dia, como vestir-se, ir ao banheiro entre outras. E também a importância das crianças adquirirem conhecimentos sobre si mesmos e os outros, sobre higiene e também sobre o meio onde vivem. Kramer (2000) considera a pré-escola como um lugar que propicia o desenvolvimento infantil, visto que caloriza e amplia os conhecimentos da criança, possibilita a construção da autonomia, cooperação, criticidade, criatividade, responsabilidade, favorece um autoconceito positivo e o exercício da cidadania.

OBJETIVO GERAL:

Propiciar atividades que possibilitem aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com