TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação jovens e adultos

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

  A educação de jovens e adultos foi criada em 1950 no Governo Getúlio Vargas(1882-1954),para atender aos interesses das elites que ficava  incomodada com a denominada classe ‘ignorante’ além de  criar mãos de obra para as industrias e formar futuros eleitores.

 A metodologia consistia no mesmo voltado à educação infantil,com base na memorização de conteúdos o chamado “ensino bancário”, em que não é valorizado o conhecimento prévio do aluno sendo o professor figura central da educação.

 No Brasil  o EJA,tem posição de social acoplado as diversas políticas governamentais e sociais, funcionando com parceria entre o poder público e ONGs.Estes criaram alguns programas  regionais de alfabetização de jovens e adultos em vários Estados Brasileiros como:

-Programa Mais Brasil Alfabetizado”,o qual apresenta fundamentos voltados para a valorização do educador;

-Programa “Alfabetização Solidária”,o qual diminuiu significamente o índice de analfabetismo em regiões onde existem assentamentos agrários,servindo de base para outros projetos como:”Pró-Jovem Campo”;Pró jovem Integração”; com quatro modalidades juntas:adolescente urbano,trabalhador,proeja e o Mova iniciado e Cieja.

A Educação de Jovens e Adultos  se assemelha ás bases ideológicas dos movimentos sociais que luta pela igualdade de acesso á educação, que por si só traduz problemas passados no que se refere a  educação como exclusão e evasão.

Um dos problemas encontrados no EJA, é em relação a continuidade do aluno aos estudos, pois o tempo de aquisição da leitura,escrita e interpretação de texto serem curtos,alguns desistem,devido as dificuldades decorrentes das séries anteriores.

Paulo Freire (1921-1997),no inicio de 1962,deu  inicio a um novo método de significados no processo de alfabetização de jovens e adultos, este que valorizava os conhecimentos,experiências e a realidade social do aluno

Depois disso, vários movimentos sociais importantes foram criados para a conscientização do trabalhador sobre a importância da alfabetização como poder de transformação e emancipação da classe “ignorante”.

O educador Paulo Freire, enfatizava que o professor do EJA  deve estar disposto a aprender com o aluno,fazer planejamento constante,criar metodologias diferenciadas para atender alunos que traz consigo,convicções próprias oriundas de fatores culturais,sociais e religiosos.

 O professor deve antes de tudo ser um observador e valorizar o estagio na EJA  e os conhecimentos obtidos nas aulas.

-Criar didáticas que estimule o aluno a refletir.

-Fazer planejamento constante e estar disposto a trocar conhecimento e ao termino de cada período, além de  auto avaliar, pois a educação também é um

A cidade de Goiana, município brasileiro, localizada no centro do estado do  de Goiás . Capital planejada e desenvolvida pelo governo Vargas na década de 1960, para acelerar o seu desenvolvimento do centro-oeste do pais . Dessa forma atingiu um milhão de habitantes em 1996.

Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) , atualmente possui o maior índice d área verde por habitante do Brasil , sua população é de 1 430 697 habitantes ,com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana ,se tornando o segundo município mais populoso do Brasil , já a região metropolita possui 1 421 831 habitantes , se tornando a 13º região metropolitana mais populosa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com