TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ludica

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.445 Palavras (10 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

UNIVERSIDADE AHNANGUERA-POLO PALMAS

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Professora Tutora EaD Andreia Corrêa

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Prática Supervisionada de Estrutura e Organização da Educação Brasileira

 

Belenise Alves Nogueira Dos Santos – RA: 411266

Fernanda Rodrigues Santos- RA: 410564

Joelina Cirqueira de Macêdo Santos- RA: 410610

Joelma Artheman Luiz de Almeida- RA: 434961

Mara Aparecida Carvalho Barbosa-RA: 434881

 

 

 

 

 

PALMAS, TO, 18 DE ABRIL 2013


SUMÁRIO

 

Introdução                                                                                                                     03

Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil                                                                     04

Organização da Educação Nacional                                                                              05

Lei de Diretrizes e Bases da Educação                                                                          07

Modalidades de Ensino no Brasil                                                                                  08

Considerações Finais                                                                                                      09

Referências Bibliográficas                                                                                             10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Uma nova história na estrutura educacional foi criada através do poder hoje existente no Brasil tanto político, quanto cultural e social. Esta estrutura contexta a história dos séculos passados, onde a educação era para poucos, hoje se inclui todo tipo de povos independente de raça ou cor com fins de garantir que todos tenham direito a educação, com o intuito de construir cidadãos para um Brasil melhor. Nesse contexto foi criada a Lei de Diretrizes e base da Educação (LDB) para garantir que se cumpra esse direito. Cabe aos governos à fiscalização, liberação de recursos para que se faça valer essa lei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL

 

Hoje o ensino no Brasil é estruturado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), como consta na lei n°9394, de 20 de dezembro de 1996, citações esta transmite a organização educacional constituindo todas as modalidades de ensino regularizando o sistema e seus princípios educacionais podendo ser pública, ou seja, mantidas pelo poder público, ou privada, administrada por pessoas físicas ou jurídicas.

Desta Forma a LDB define a educação em duas modalidades: a educação básica e a educação superior. Compõe a educação básica: a educação infantil, que trata da pré-alfabetização composta em duas fases atendendo crianças de zero a três anos geralmente em creches e a pré-escola dos quatro aos seis anos de idade para desenvolver seu aspecto psicológico e intelectual; O ensino fundamental é a base da alfabetização que tem duração de nove anos para crianças a partir dos seis anos ensinando-lhe ler, escrever e fazer vários tipos de cálculos; e o ensino médio que se trata da última fase da educação básica, com duração de três anos, o ensino médio é a porta para o mercado de trabalho e ingresso na educação superior.

A educação superior é o nível mais elevado e abrange cursos como graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de especializações, aperfeiçoamento e extensão, oferecidos em universidades públicas ou privados, que tem o objetivo formar cidadãos em diferentes áreas de conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL

No Brasil quando falamos de sistema de ensino nos referimos aos critérios de administração interligados pelas leis. Para Saviani (1978), o Brasil não possui um sistema único de ensino, pois para ele “para se obter um sistema de ensino três fatores são indispensáveis: Teoria da Educação, conhecimento das estruturas reais dos problemas educacionais, conhecimento da realidade social, política e cultural”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com