TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação na Diversidade

Por:   •  20/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Portfólio

Disciplina-educação na diversidade

Instituição- unifran - pólo Muriaé

Aluna- Raimunda Oliveira Lima Passos –

 código- 1136737

Tutor- Ana Paula Ferreira

Como a diversidade está sendo tratada em nossa escola?

(com bases nos estudos da apostila e nas vídeos aulas).A diversidade é entendida como construção histórica,social,cultural e política das diferenças,realiza-se em meio as relações de poder e ao crescimento das desigualdade e da crise econômica que se acentuam no contexto nacional e internacional.

Não podemos negar,os efeitos da desigualdade socioeconômica sobre toda sociedade é considerados diversos.

A desigualdade e diversidade deverá ser realizada levando em consideração a sua interrelação com alguns fatores importantes na articulação entre políticas de igualdade epolíticas de identidade ou de reconhecimento da diferença nesse contexto.

Na contemporaneidade, a intolerância para com as diferenças tem provocado conflito etensões.gerando discriminação e preconceitos,para com a inclusão escolar,pelo o fato dos dilemas que as escolas estão vivendo,sabemos que isso é e sempre será motivo de debate entre a sociedade globalizada moderna deste inicio de século em todas as esferas.

Não podemos nós fazer de despercebidos e fingir que no âmbito escolar não ocorre um certo preconceito,descriminação em relação a inclusão escolar. Assim como temos a inclusão temos a exclusão escolar em seu processo educativo pelo fato de serem alunos portadores de algum tipo de deficiência,seja ela física ou mental,são julgado como indivíduos diferente das idealização de aluno.

Segundo (Subirats,1990) “ o domínio de um gênero por outro constitui a base de uma ordem social hierárquica,a qual estabelece os lugares dos indivíduos independente das habilidades especificas de cada um’.

Segundo (Mazotta,1996,p,11) “ a educação especial pode ser definida como(...) a modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar,suplementar e , em alguns casos,substituir os serviços educacionais comuns,de modo a garantir a educação formal dos educandos que apresentam necessidade educacionais muito diferentes das maioria das crianças e jovens”.

Em relação ao racismos e as diferentes culturas: sabemos que a discriminação e o pré-conceito é constante em particular com os afro-descendente , que são excluídos do mercado de trabalho. Muitas barreiras impedem grupos menos favorecidos de terem acesso a um padrão de vida melhor,com acesso a educação escolar e poucos conseguem furar essa barreira que os impossibilita de desenvolver-se intelectualmente,social e profissionalmente isso parece mera conclusão do óbvio,porem quando se observa afundo questão como igualdade étnica,de gênero,inclusão com deficiência,respeito a diferenças e minorias,exceções,reproduzindo práticas excludentes,não querendo ver que valorizar as diferenças,por exemplos valorizar cada ser humano,já que todos são diferentes em vários aspectos que transcedem os fatores biológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com