TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação nas décadas de 30 e 40

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Educação nas décadas de 30 e 40

Caracterize educação nas décadas de 30/ 40, tomando por base a resolução de 30 e a implantação da 2º republica versus a constituição de 1937 e o estado novo.

R:         O movimento desencadeado nos anos vintes, aglutinou grupos de diferentes segmentos sociais e econômicos e de diversas tendências ideologicas0, intelectuais, militares, políticos, burguesia industrial e comercial e segmentos de classe média. Em função da instabilidade política desse período, Getulio Vargas, nem o golpe de estado, instalam o estado novo e o proclama uma nova constituição em 1937.

Refletindo tendências fascistas é outorgada uma nova constituição em 10 de novembro de 1937. Na constituição de 1937 a educação integral da prole é o primeiro dever e o direito natural dos pais, cabendo ao estado um papel subsidiário. Assim, o estado passou a ficar desobrigado de manter e expandir o ensino publica.

        Na educação no período novo, houve a reforma campenema ou leis orgânicas, que se consubstanciava em seis decretos que ordenavam o ensino primário, secundário, industrial, comercial, normal e agrícola (de 1942 a 1946), foi criado o INEP (instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem comercial e outros). No contexto educacional, o estado provoca uma espécie de libertação em relação à educação, retrocedendo as conquistas do movimento renovador, nesta nova constituição de 1937.

B: Caracterize a educação nas décadas de 60/70 tomando por base a lei a lei LDB 4024/61 e a LDB 5692/71 e o Tecniscmo.

R: A criação da lei de diretrizes e base na educação lei nº. 4024/61 foi um fato marcante, foi a primeira a englobar todos os graus e modalidades do ensino, mas levou há 13 anos para entrar em vigor , quando aprovada em 1961pontoa já estavam ultrapassados, e a realidade social da época já era outra, , na década de 60, a educação popular, é alvo de discursos e idealizações Paulo Freire foi um dos principais pensadores desse movimento, seu método de alfabetização centrado na adequação do processo educativo às características do meio e do educando – alcançou repercussão nacional e internacional.

         A característica mais marcante da lei de diretrizes e bases nº. 5692/71 era dar um cunho profissionalizante á formação educacional. Dentro do espírito dos slogans proposto pelo governo, como o Brasil grande, ame-o ou deixe-o, o milagre econômico etc. Planejava-se fazer que a educação contribuísse de forma decisiva para o aumento da produção brasileira. Essa lei também fixou bases para o ensino de 1º e 2º graus. Fundamentada em uma concepção tecnicista de educação. Especialmente na chamada “Teoria do capital Humano”, articulava a interação do governo nos três graus do ensino (nível regular e não regular), com ênfase na quantidade e não na qualidade, nos métodos (tecnicista) e não nos fins (ideais) na adaptação e não na autonomia, nas necessidades sociais e não sociais e não nas aspirações individuais, na formação profissional em detrimento da cultura geral.

C: Caracterize a educação nas décadas de 80/90, tomando por base a democratização do ensino e LDB 9394/69.

R: A partir da nova constituição, os educadores e suas entidades representativas mobilizaram-se para oferecer propostas à nova lei de diretrizes e bases na educação, que seria promulgada em 20/12/1996 (Lei nº. 9394/96), após oito anos de tramitação no congresso nacional.

        Ressalta que na década de 80 foi considerada perdida em termos econômicos, mas altamente positiva na esfera política e cultural, o período foi extremamente rixo no ponto de vista das manifestações político-social. Entre outras experiências conforme ribeiro (1989, pg. 59) cita-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com