TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação no sistema escolar

Tese: Educação no sistema escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

METODOLOGIA

Considerando a educação infantil e a primeira etapa da educação básica no sistema escola.

Nessa etapa apresentam – se subsidias teóricas metodológicas que fundamentam essa pesquisa. E com base nas pesquisas podemos mostrar a realização da mesma, escolhemos uma metodologia adequada ao tipo de pesquisa que pretendemos realizar.

A pesquisa em sé é indispensável para o reconhecimento da realidade social na qual estamos inseridas. A pesquisa caracterizou – se como qualitativa, a pesquisa usada foi o estudo de casa somente uma escola pública de união.

Nesse contexto o estudo devera ser fundamentado em pesquisas bibliográfica de autores pré – selecionadas, bem na observação, analise coletas de dados e na aplicação de entrevistas com os sujeitos envolvidos nesse processo.

PESQUISA QUALITATIVA:

A pesquisa foi realizada na unidade escolar Liduina Rocha e envolveu 3 educadores e educação Infantil.

Para realizar a pesquisa, em laço adaptação escolar na educação infantil é importante ressaltar que o estudo apresentado possui características qualitativas pais foram feitos observações, coleta e análise de dados.

Na aplicação das entrevistas foram feitas perguntas claras e abertas procurando oferecer maior liberdade de resposta propiciando mais informações aos educadores.

Desta forma tornou mais acessível a uma opinião mais clara e objetiva dos fatos.

Portanto, para a realização dessa pesquisa foi utilizado visita para realizar a observação, coleta e análise de dados onde pude entrevistar cada educador.

Na observação pude analisar as principais manifestações das dificuldades de adaptação na escola pais geralmente se sentem inseguros com o fato de deixarem seus filhos a cuidado de outras pessoas e acabam transmitindo essa insegurança para a criança.

Para isso necessário que se entenda que a entrada da criança na escola representa uma mudança na rotina e na vida da criança dos pais da família e da própri escola que precisa esta preparada para acolhe – la.

DA COLETA E ANALIZES DE DADOS

CONCLUSÃO

Para educar crianças necessitamos de objetivos claros. E preciso construir projetas educacionais que possibilitem as crianças ampliar suas potencialidades suas capacidades, para a construção de seres humanos capazes de viver em sociedade.

A educação é um processo continuo de aprendizado pais nos acompanha durantes toda a vida, pais sempre estamos aprendendo coisas novas e, portanto, mas educandos.

Entretanto que ainda hoje não se criou outra organização capaz de substitui – la pois sabemos que o processo educativo se torna mais intenso proporcionando ao individuo a se formar cidadão de que a humanidade tanto necessita.

Pois a educação ocorre em todos os ambientes em que a criança se encontra desde que haja adultos ou pessoas mais velhas, sabe – se que ninguém conseguiu alcança sozinho,que a troca de experiências é fundamental nesse contexto, uma vez que professor e aluno caminham juntos e que só através desses dois sujeitos é que se constrói o conhecimento melhor.

Essa pesquisa pretende contribuir pelas menos a grandes maiorias dos educadores o interesse de se aprofundar mais no que diz respeito à educação no contexto escolar.

No entanto essa pesquisa se destina aos educadores e estudantes e, ex quem mais interessar pela questão da educação no mundo.

REFERENCIAS

Educação Infantil Pós – LDB rumos e desafios

Polêmicas do nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com