TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação para jovens e adulto

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO AO CURSO EM GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA

                 MARIA DA PAZ RODRIGUES DE SOUZA

 

                                     LORIS MALAGUZZI

[pic 4]

Porto Nacional - TO

2015

                          MARIA DA PAZ RODRIGUES DE SOUZA

 

                                    LORIS MALAGUZZI

Trabalho apresentado ao Curso em Graduação de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e Didática na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV.

Prof. Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

Porto Nacional – TO

2015

INTRODUÇÃO 

O presente trabalho refere-se à abordagem pedagógica desenvolvida por Loris Malaguzzi na cidade italiana de Reggio Emilia, com o objetivo de explorar a metodologia desenvolvida, os critérios, a filosofia a partir das 100 linguagens da criança, termo utilizado por Malaguzzi. Trata-se também especificamente de técnicas que compõe a abordagem como a valorização da linguagem da criança, organização do espaço, equipe colaborativa, participação dos pais, alem das manifestações desenvolvidas e exploradas pelas crianças através da arte.  Por fim outro pressuposto importante abordado é o protagonismo infantil que é utilizado na abordagem dando voz e vez a criança.

DESENVOLVIMENTO

Loris Malaguzzi desenvolveu uma abordagem pedagógica na cidade italiana de Reggio Emilia junto a um grupo de cidadãos após a segunda guerra mundial, pois em sua juventude assistiu a guerra e percebeu o quanto precisaria mudar aquele cenário, para promover uma educação infantil de qualidade se inspirou em grandes teóricos como: Jean Piaget, Lev Vygotsky e John Dewey partindo de suas teorias psicopedagógicas, outra inspiração parte do principio marxista que pressupõe de que “a educação não é neutra, pois tanto produz quanto transforma a realidade”, com o objetivo de desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças, pois havia a necessidade de reconstruir o tecido social, cultural e político da comunidade. Malaguzzi é nada mais que o fundador de uma filosofia da educação inovadora, que através das diferentes 100 linguagens da criança, principio criado e desenvolvido por ele, coloca-a como protagonista em um mundo em que o adulto é o centro, pois vê a criança como ativa, inventiva, capaz de explorar, curiosa, exprimindo-se nas suas diferentes 100 linguagens, ou seja, o autor enxerga a criança como o centro de sua pedagogia.

Quanto à metodologia desenvolvida em Reggio Emilia por Lóris Malaguzzi, essa se tornou referencia e é considerada uma das melhores educações infantis, sua filosofia esta baseada em um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, currículo e pedagogia, método de organização escolar e desenho de ambientes que chamamos de abordagem de Reggio Emília. Essa abordagem incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre representação simbólica. As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas cem "linguagens" naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música.

O ato de representação simbólica é um fator importante porque a partir do momento que a criança esta inserida em um processo grupal que no caso seria a escola ela passa a fazer representações mentais de todo o seu contexto o que pode desenvolver aprendizagem, por exemplo, quando vão fazer exposição dos seus desenhos a toda turma, nota-se que ela expressa aquilo que imagina de acordo com sua cognição, capacidade intelectual, cultura e também fazem inferências as atividades de outras crianças. Esse momento em que as crianças estão fazendo a exposição da sua arte para os demais, faz com que eles se tornem importantes e que o seu trabalho desenvolvido tem um significado, permite também que professores tenha acesso a subjetividade da criança podendo identificar fatores que ajudara no desempenho da criança através do contato com o imaginário infantil, pois a relação que se estabelece entre a criança e professor desenvolvem um vinculo afetivo que facilitara a proximidade de ambos. Toda essa relação e liberdade de expressão de opiniões favorecem a valorização da linguagem. Ao educador cabe variar metodologias para atingir as inteligências individuais, favorecer as práticas de autonomia e de iniciativa pessoal de cada um.

Quanto ao método de organização escolar que favorece a criança um contexto mais familiar esta a organização do espaço, que é caracterizado por minúsculos detalhes que torna o ambiente escolar harmonioso, nota-se que a criança tem acesso a qualquer parte do prédio escolar, como na cozinha totalmente acessível e visível aos pequeninos, pois as paredes são de vidros, também podem atuar ajudando a preparar as refeições, tarefas pequenas de higienizar frutas e até o uso de faca o que pode parecer estranho, mas da à criança o privilegio de realizar ações que talvez em casa não possam ser realizadas. Outro detalhe que chama a atenção é a presença de espelhos, que permite a criança conhece-se e conhece o outro.

Essa relação que existe entre a criança e a rede escolar esta relacionada a mais uma técnica dessa abordagem que é da equipe colaborativa, a partir do momento que todos estão unidos e com um objetivo em comum o trabalho desenvolvido terá resultados compensatórios, nessa abordagem vê-se que pedagogos, professores, cozinheiros, atelieristas se unem a fim de desenvolverem uma capacidade intelectual, uma educação que os torne bons cidadãos. Outra presença importante é a presença dos pais, eles podem acompanhar diariamente a criança até a escola, pois ao inserir nas atividades escolares junto aos filhos poderá facilitar o desempenho e aprendizagem. O contato desses com a escola estabelecem uma proximidade entre professores e pais, de maneira que realmente todos estes adultos são os educadores responsáveis pelo processo de desenvolvimento das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com