TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Para a Prática Educativa

Por:   •  12/9/2021  •  Dissertação  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto em que você fundamente quais os elementos que são necessários para a prática educativa. Aponte, ao menos, três elementos, justificando cada um deles.

Alguns elementos são necessários e decisivos para a prática educativa. No caso, a Afetividade, a Gestão e o Planejamento, são elementos que mostram que a realidade vivenciada está ligada à prática educativa e permeia toda a relação no cotidiano escolar.

Em relação à Afetividade, sabemos que o afeto é necessário na vida de todos os seres humanos, e não seria diferente na vida escolar do aluno, através da relação professor-aluno. A criança passa horas do dia na sala de aula, e para que ocorra uma boa interação, é necessário que existam vínculos afetivos. Esse vínculo, influencia de forma direta, para melhorar o aprendizado do aluno, e mostrar um melhor desempenho e resultado do professor.

Quanto à Gestão, seu objetivo é aplicar princípios e estratégias essenciais que ampliem a eficácia dos processos dentro da instituição, promovendo a melhoria do ensino ofertado aos alunos.

A preocupação na gestão, é lidar com todos os aspectos ligados às rotinas da escola. Seu foco principal é obter resultados, de empenho por liderança, de relevância do currículo escolar e da participação ativa dos pais e da comunidade.

Por sua vez, o Planejamento, é a principal ferramenta de trabalho do professor. É um guia na construção de aulas e sua finalidade é a de traçar metas para serem cumpridas durante o ano letivo, a fim de que a escola se oriente da melhor forma possível e caminhe em conjunto para a concretização de um mesmo objetivo.

Portanto, através desses, e também de outros elementos, podemos concluir que é possível que a prática educativa seja inovadora, fundamentada no respeito,  na ética, na organização e no total comprometimento com os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com