TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre a cegueira

Por:   •  16/9/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Ensaio sobre a cegueira

de Fabi268717 | trabalhosfeitos.com


Ensaio sobre a cegueira

O filme “Ensaio sobre a cegueira” de Fernando Meirelles estreou em 12 de setembro de 2008. Foi inspirado no livro de José Samarago que foi escrito em 1995, em 1998 concebeu a Jose Samarago o prêmio Nobel de Literatura.

    “Ensaio sobre a cegueira” se passa numa cidade não identificada na qual os habitantes, de repente, passam a sofrer de uma epidemia de cegueira branca. Tal nome se deve ao fato de que os olhos dos infectados ficam cobertos por uma camada branca com textura leitosa. A doença se manifesta primeiramente num motorista, quando ele estava em pleno trânsito, mas se espalha rapidamente por toda a cidade.

    Conforme a doença avança os infectados são rapidamente postos em quarentena, em um local superlotado. Os serviços públicos falham e as pessoas em geral, começam a lutar pela própria sobrevivência. Neste contexto o filme girou entorno da esposa do médico da cidade, pois era a única pessoa não infectada e escondia este ato, conjuntamente com um grupo de outras pessoas que se uniram pelodesespero da doença e encontraram um lugar para ficar e tentam reconstruir suas vidas, almejam que a epidemia logo se extingue.

        A temática principal do filme e avaliar a história  e tentar mostrar em profundidade e a substancia do ser humano, que é forçado a confiar no outro para poder permanecer vivo.

Uma cena muito marcante que pude perceber foi quando o médico acordou e descobriu que também ficou cego, logo o mesmo se desespera e demonstra imensa raiva ao paciente que foi ao seu consultório no dia anterior com a tentativa de que descobrisse o que tinha acontecido com sua visão, até o momento não sabia que era uma epidemia, culpou-o, pois diante daqueles fatos acreditava que a cegueira era contagiosa.

Numa percepção e comparação com nossa realidade, é fácil colocarmos a culpa em outras pessoas e não encarar a verdade como ela realmente é, deste ângulo é visivelmente claro que antes de julgarmos e depositarmos a culpa em cima de alguém é necessário analisar o que esta acontecendo e pensar sobre as atitudes a serem tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (455.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com