TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com pedagogo em espaço não formal

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  7.455 Visualizações

Página 1 de 5

1 – INTRODUÇÃO

Partindo do princípio do direito de todos à educação, bem como do fato de que a área de atuação do pedagogo hoje é bastante abrangente, surgiu a preocupação por conhecer melhor as áreas possíveis de atuação deste profissional, principalmente o ambiente hospitalar, que vem se consolidando como um espaço de atuação de grande importância do pedagogo. A pedagogia hospitalar enquadra-se no conceito de educação não formal. O presente relatório teve como objetivo entrevistar um profissional da educação atuando em espaço não formal, com intuito de conhecer como é aplicado na área da saúde os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e vivenciar de perto a desafiadora rotina desse setor.

Pedagoga entrevistada: Andréia R. S, formada em Letras e Pedagogia e atuando na área há 07 anos.

2 – QUESTIONÁRIO

1 - Sua atuação no mercado de trabalho sempre foi voltada para o espaço não formal (não escolar) ?. Em caso afirmativo, solicitar que justifique a escolha. Em caso negativo, solicitar que explicite os motivos que conduziram às mudanças.

R: Não, já trabalhei como pedagoga e professora em espaço formal. Como eu participo muito de processos seletivos, aonde vão surgindo oportunidades de trabalhos, e estando de acordo com o meu perfil, eu vou me candidatando.

2 - Em que aréa da pedagogia você atua hoje ? Já houve mudança?

R: Atualmente, estou trabalhando aqui no hospital no espaço da Oncologia. É muito gratificante. Se houve mudança? Como eu fiz um processo seletivo, desde quando entrei, estou na mesma área.

3 - O que te levou a essa profissão ? Qual foi a sua intenção ?

R: Continuar lecionando. De levar o ensino às crianças que por uma doença tiveram que interromper nos estudos. O que me inspira é o prazer de vê-las aprendendo, dando continuidade no aprendizado.

4 - O que você espera da sua profissão?

R: Sempre há expectativa, das maiores, seria em querer saber qual seria o desenvolvimento dessas crianças com estudo, afinal elas estão em tratamento, lutando contra um tumor, um câncer. É difícil, por isso temos que levar o mais simples possível, porém eficaz, para não ficar desgastante para elas e também para os acompanhantes.

5 - Na sua função atual, como você a desenvolve ?

R: Meu trabalho é desenvolvido dentro da Oncologia com as crianças que estão internadas. Todos os dias úteis da semana visito as criança em tratamento. Levo as atividades para elas, e quando podem, elas também vêem à classe hospitalar. As atividades coincidem com as que elas estavam estudando na escola formal. Só não dar para prosseguir com a mesma atividade, como os professores fazem em sala de aula. Porque aqui, hoje posso estar com uma criança ensinando matemática, amanhã ela pode ir embora, e voltar até mesmo no mesmo dia. O que faço é aproveitar o tempo, o momento. Que é muito precioso para continuidade dessas crianças. Há também o momento de leitura, para não perder a prática.

 6 - Você segue alguma diretriz, projeto político, ou outro projeto ?

 R: Sim, uma vez por semana sentamos e desenvolvemos um projeto de acordo com o momento, datas comemorativas, estações do tempo. Essa semana mesmo iniciará o projeto sobre a primavera, o tema ainda falta ser escolhido, decidiremos amanhã.

7- Existe uma relação entre você e a família nesta área ? Qual sua importância ?

R: Sim, eles são assíduos, estão sempre aqui acompanhando as crianças, auxiliam com as atividades. É muito importante esse laço forte para o melhor aprendizado.

8 - É possível descrever sua escolha profissional fora do ambiente formal (escola)?

R: Não! Apesar de gostar de lecionar, como participo sempre de processo seletivos, hoje posso estar aqui, quando meu contrato acabar posso ir para outro setor. Só aproveito as oportunidades.

9 - Esta escolha sua foi sendo tecida desde sua graduação? Ou em que momento ela se constituiu?

 R: No primeiro momento queria mesmo é ser contadora, não deu. Depois optei em fazer letras, mas com o passar dos anos vir que precisava de algo no qual eu pudesse ser flexível, foi então que fiz minha segunda graduação que é a Pedagogia, e estou aqui, aproveitando as oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com