TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com pedagogo

Por:   •  6/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 2

ENTREVISTA ESTRUTURADA COM O EDUCADOR

A professora entrevistada tem 43 anos de idade, possui em sua formação acadêmica a Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), e é especializada em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Atua nesse ramo da educação há 17 anos, com uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Seu nível de atuação é o ensino fundamental – anos iniciais – 3º ano.

De acordo com as perguntas inseridas na pesquisa de opinião repassada à professora entrevistada, obteve-se as seguintes respostas quanto:

 O que é ensinar? Ensinar é preparar para a vida, é ensinar de forma determinante, com objetivo de responder a todas as necessidades que os educandos por ventura apresentem.

 Como você ensina? Sou consciente da minha condição de educadora e faço que há de melhor. Ensino os conteúdos, mas procuro fazer com que meus alunos saiba os porquês de cada um deles e o sentido que eles têm em suas vidas.

 O que é aprender? Cada ser humano tem maneiras peculiares de aprender a aprender. Todos são dotados de qualidades congênito e também adquiridas, ele vai ao passar dos anos compondo seu perfil tanto profissional quanto pessoal. É a forma consciente e não consciente de se adquirir a aprendizagem, as diferentes maneiras encontradas pelo ser humano de aprender e de como se dá esse processo de aprendizagem.

 O que é avaliar? A avaliação é um método natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as didáticas de ensino optadas por ele estão surtindo efeito no processo ensino aprendizagem dos alunos. O importante é entender que avaliar não consiste somente em fazer provas e dar nota, avaliar é um processo pedagógico contínuo, que ocorre dia após dia, buscando detectar possíveis problemas, corrigir erros e construir novos conhecimentos.

 Para que você avalia? Para o aperfeiçoamento da prática educativa, observando simultaneamente os processos individuais e grupais. Avalio-os de forma a atingirem o maior grau de competências, conforme suas possibilidades reais.

 Como você avalia seus alunos? Avalio meus alunos de forma que eles entendam que educar é formar e aprender, construindo assim seu próprio saber, uma vez que a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas. Levo-os a entender que o ato de ensinar e aprender resume na realização de mudanças e aquisições de comportamentos cognitivos, afetivos e sociais. Procuro verificar se eles estão realmente atingindo os objetivos propostos e avancem na aprendizagem e na construção do seu saber.

 Você atribui feedback aos seus alunos? De que forma? Com certeza, dentre os fatores do ensino aprendizagem, encontra-se o feedback, que é uma das didáticas indispensável para a aprendizagem. De forma verbalizada onde se pode exprimir muitos tipos diferentes de informação simultaneamente, cada uma delas envolvendo muitos processos diferentes de aprendizagem. Esse método, nos permiti fazer uma avaliar da resposta dada, criando uma base de relação de forma a que o aluno possa detectar seus erros e assim procurar corrigi-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com