TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  1.598 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO______________________________________________________3 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO _4 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO_______________________________5 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO_______________________________________________________ 6 PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO_________________________________7 CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________________ 8 REFERÊNCIAS______________________________________________________9



  1. INTRODUÇÃO

Neste item, você deve apresentar, de forma clara, do que trata o material, ou seja, a apresentação dos resultados das ações realizadas no campo de estágio em gestão. O texto deverá ser escrito na terceira pessoa, dando caráter impessoal ao Relatório de Estágio. Neste espaço, deve constar uma apresentação dos resultados obtidos pelo acadêmico durante sua experiência no campo de estágio. Deve conter: o que foi realizado, onde foi realizado, por que foi realizado, como foi realizado, quando foi realizado e os resultados obtidos (preencher de uma a duas páginas). ** Apague essas informações após incluir o seu texto **

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Apresentar os dados de identificação do campo de estágio, contendo informações sobre a escola e as ações realizadas pelo estagiário, dentre outros dados relevantes. As descrições apresentadas devem ser suficientes para permitir a compreensão das etapas realizadas durante o estágio. É necessário apresentar nesse item as informações coletadas no período de observação e a atuação do pedagogo ** Apague essas informações após incluir o seu texto **

O estágio curricular obrigatório iii – gestão foi realizado nas dependências da escola municipal Monteiro Lobato situada na rua Maria de Lourdes Dionisio Cardoso nº 135, com a direção atual de Guto Berto, realizei meu estágio com a coordenadora pedagógica Luciana Soares de Lima no período matutino, onde observei todo o trabalho desenvolvido pela mesma na instituição. Dentre os cinco dias de estágio consegui observar varias coisas para meu crescimento acadêmico e futuramente profissional. Em relação ao espaço físico da escola ela tem em seu espaço 12 salas de aula com professores capacitados para exercer o cargo, conta também com banheiros com estrutura para usuário de cadeiras de rodas, biblioteca, cozinha, diretoria, secretaria, auditório, sala de vídeo, laboratório, refeitório, e a quadra de esportes esta em construção, o espaço da escola e bastante arejado com asfalto, pavimentação e contêm um parque para as crianças.

Em relação a atuação da pedagoga nestes dias observei como ela desenvolve seu papel no espaço escolar de forma a atender e ir ao encontro dos alunos , pais, e a comunidade levando em consideração as normas da escola assim como o projeto político pedagógico, dentre esses dias ela atendeu professores em hora atividades, entrega materiais necessários para o melhora andamento das aulas, atende alunos com algum problema desenvolvido na sala,seja ele de aprendizagem ou comportamento, aplica mapeamento na sala, faz sondagem com os alunos, auxilia os professores em projetos, apresentações, coleta dados juntamente com a direção para melhor andamento da instituição, cuida e auxilia alunos na hora do intervalo, até mesmo levar um aluno que precise de atendimento médico no momento que esta no espaço escolar.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

1ª OBSERVAÇÃO

Eu Vanessa Miranda Penteado estive nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato no dia 07 de setembro de 2018 para realizar meu primeiro estagio obrigatório em gestão, exigido pela universidade de ensino UNOPAR. Neste dia observei todo o espaço físico da escola juntamente com a pedagoga onde ele me apresentou de forma bem clara e relevante a utilização das salas e do espaço escolar nas atividades diárias desenvolvidas por professores, alunos, direção e também outros funcionários bem como zeladoras, merendeiras,e inspetor e também os pais de alunos.Em sua explicação a pedagoga colocou o que cada sala traz para o bem estar de todos como também afirmou que ainda se tem a necessidade  de algumas melhorias em alguns lugares.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

2ª OBSERVAÇÃO

Eu Vanessa Miranda Penteado estive nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato no dia 07 de setembro de 2018 para realizar meu segundo dia de  estagio obrigatório em gestão, exigido pela universidade de ensino UNOPAR. Neste dia observei que a pedagoga auxilia e muito as professoras para que elas consigam desenvolver seu trabalho em sala de aula, sendo assim um apoio nas hora atividades dos professores, ajudando os mesmos a pesquisar atividades e conteúdos em relação a matéria que iram aplicar e o método a ser utilizado de acordo claro com as series e idades dos alunos. Também neste dia a professora levou uma aluna para a pedagoga relatando que a menina estava com dor de cabeça, suando frio e pálida, a pedagoga imediatamente entrou em contato com os pais da garota mas não obteve êxito, não conseguindo assim entrar em contato com os pais se deslocou coma a aluna para receber atendimento médico na unidade de saúde. Ao retornar relatou que a aluna estava bem e voltou para sala de aula após lanchar. Em seguida a pedagoga foi para o auditório da escola organizar e dar assistência para a professora e alunos pois os mesmos fizeram uma apresentação sobre poesia para as outras salas. E a pedagoga auxiliou em tudo que foi necessário.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

3ª OBSERVAÇÃO

Eu Vanessa Miranda Penteado estive nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato no dia 07 de setembro de 2018 para realizar meu terceiro dia de  estagio obrigatório em gestão, exigido pela universidade de ensino UNOPAR. Neste dia a pedagoga Luciana  juntamente com a outra pedagoga sentaram e conversaram sobre os conteúdos que as mesmas iriam aplicar para as turma na prova que será elaborada para saber o andamento escolar dos alunos de todas as turmas e series no período da manhã na escola Monteiro Lobato, então as mesmas pesquisaram e fizeram anotações sobre as atividades que serão aplicadas.Depois disso elas foram para uma reunião com o diretor e alguns professores  para falar a respeito do dia das crianças na escola fazendo assim um cronograma das atividades a serem desenvolvidas neste dia especial na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com