TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com professor 1 ano do fundamental

Por:   •  2/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  5.555 Visualizações

Página 1 de 4

Professora recém formada.

Qual a sua visão sobre a educação?

Minha visão sem duvida é de crítica, pois entendo que a finalidade do ensino, ou seja, da educação deveria ser cooperar para o crescimento de uma sociedade solidificada e justa, porém a defasagem escolar e o descaso político de nosso país deixam á desejar nas áreas que abrange a educação, e com isso um suposto conhecimento superficial e sem fundamento estão sendo disseminados como sendo necessária a formação do sujeito.

Parto do principio que a educação deve ser transformadora, pois como diria Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”.

Em qual teórico você se apóia e por quê?

Sem dúvida em Paulo Freire, pois ele aborda uma pedagogia autônoma e transformadora capaz de socializar o educador com o educando, priorizando seu contexto de vida sem desprezar os conteúdos de forma recíproca, valorizando as duas partes sem oprimir ou omitir fatos reais. Logo a mediação e os resultados se tornam prazerosos e significativos.

Faça-nos um breve relato e nos auxilie sugerindo um caminho para redução das dificuldades que a escola do sec. XXI está enfrentando.

Acredito na educação e na escola como em fator importantíssimo para o crescimento de uma sociedade, porém a escola do sec.XXI tem enfrentado momentos bem aparentes de defasagem e omissão por parte da sociedade como um todo e principalmente por parte das ordens governamentais. O ponto de partida para uma melhora em meu ver seria a valorização dos profissionais da área na qual compete toda responsabilidade pela formação do país. Hoje se investe muito mais na suposta recuperação de menores infratores, por exemplo, que em professores. Acho que se os professores fossem mais valorizados com melhores salários e planos de carreira estruturados também seriam muito mais motivados a se responsabilizarem por “todo o saber”.

Professora formada em 2000 lecionando á 14 anos.

Qual a sua visão sobre a educação?

Atualmente trabalho com educação infantil período no qual a criança estabelece toda a base de seu desenvolvimento motor, intelectual, emocional e social, por esse motivo considero esta fase muito importante na vida de um sujeito, pois é nessa fase que cresce a interação e o convívio com o meio social e a partir daí ele levara para vida toda tudo que vivenciar neste momento é necessário uma boa mediação por parte do meio em que a cerca e muitas vezes isso não é levado em conta por muitos educadores que por vários motivos acreditam que sua única obrigação é transferir saberes de formas repetitivas e maçantes. Com isso o sujeito já inicia sua vida escolar de forma enfadonha e quando chega à idade de ser alfabetizada já esta cansada demais e sem vontade de continuar permanecendo na escola apenas porque a sociedade exige que se tenha uma formação e ainda não tem voz perante aos pais para se negarem a freqüentar a escola. E não pelo prazer ou interesse de aprender, e assim cresce cada vez mais a defasagem escolar vejo com tristeza esse crescimento, pois não vejo real i vontade de mudança por parte de nossa sociedade.

Em qual teórico você se apóia e por quê?

Sigo a teoria de Vigotsky considerando que o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com