TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Entrevista Professor Regente

Por:   •  13/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

A professora Roberta Cecília Barbosa Batista de Rosa formou-se em 2014 no curso de Pedagogia - Licenciatura pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e em 2021 se especializou em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Neste primeiro semestre de 2023, Roberta realizou um curso de Capacitação de Professores na Associação de Escolas Cristãs de Educação de Princípios que estrutura, organiza e compartilha conceitos e práticas pedagógicas.

No ano de 2009, Roberta ingressou no ambiente educacional como auxiliar de turma e acompanhamento pedagógico, mas a partir do ano de 2016, Roberta iniciou sua jornada como professora regente de turma. Trabalhou na Escola Municipal Anísio Teixeira no programa Escola Integrada e em todas as etapas do ensino fundamental I, no Instituto Educacional Céu Azul com o segundo período, na Fundação CDL - BH como coordenadora pedagógica no programa Educação e Trabalho e atualmente trabalha na Instituição Centro Educacional Morada com o primeiro período.

Para Roberta Batista, trabalhar com a educação infantil envolve comprometimento, persistência e interação total com os educandos, respeitando o desenvolvimento de cada criança, pois busca sempre compreender as possíveis influências das emoções e sentimentos na interação pedagógica em sala de aula para a realização do trabalho nos campos de aprendizagem (Linguagem, Matemática e Natureza e Sociedade). Ela acredita que a principal ferramenta na educação é o lúdico, pois além de desenvolver a coordenação motora das crianças, desenvolve também a criatividade, socialização e autonomia e destaca que a rotina de sua turma está ligada ao processo de adaptação dos alunos, que a partir dos horários estabelecidos pela coordenação e planejamentos pedagógico, é possível realizar as atividades proposta.

Por ser uma escola cristã de educação com princípios bíblicos, a educadora afirma que as datas comemorativas, como dia do Índio, dia da Árvore, dia da Alimentação, Independência do Brasil, dia do Trânsito entre outras, são pontos essenciais e inevitáveis na rotina de suas atividades, fazendo com que as crianças aprendam sobre a diversidade cultural que as rodeiam e a principalmente como respeitá-las. Ela também destaca que as atividades são planejadas e realizadas seguindo os conteúdos do livro didático Novo Pitanguá da Editora Moderna, que fornecem uma estrutura que segue as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de encaixar em sua rotina momentos de contação de histórias, brincadeiras, “cineminha”, artes visuais, projetos e musicalização. Os materiais utilizados são sempre requisitados no planejamento de aula uma semana antes das atividades, alinhando os pedidos com a coordenação pedagógica que oferece total suporte e as avaliações são realizadas através do relatório individual de cada aluno, com anotações de observações do professor no decorrer do trimestre.

Em sua turma, Roberta explica que possui uma aluna diagnosticada com transtorno do espectro autista, mas sem definição de nível ainda, pois o laudo ainda está em processo de conclusão. Não é efetuado nenhum tipo de adaptação nos materiais, pois as atividades propostas são as mesmas para toda a turma, porém, a aluna com transtorno do espectro autista é acompanhada por uma auxiliar de turma, que consegue auxiliá-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com