TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista / estágio remoto UNIP

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  7.767 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE DE ESTÁGIO PARA ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: Gisele Rita Araújo Benvenuti    RA:1924724    Turma: 2019/01    Polo: São Leopoldo – RS

RELATÓRIO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA COM A PROFESSORA GABRIELE COSTA

No dia 28 de setembro de 2020 realizei a entrevista com a professora Gabriele Costa, 24 anos, que leciona no 3º ano do Ensino Fundamental I, no Colégio Adventista Sarandi em Porto Alegre. Gabriele é formada em Pedagogia e atua ensinando e alfabetizando crianças, há 7 meses. Ao ser entrevistada, ela relatou o valioso suporte, tanto pedagógico quanto emocional oferecido a ela neste período difícil e atípico que está vivenciando. Suporte este, oferecido através de orientações, treinamentos e apoio psicológico por parte da equipe gestora da escola para desenvolver suas atividades de forma remota, tanto as aulas via aplicativo online quanto as que serão enviadas via plataforma digital aos alunos.

Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia, a professora Gabriele relatou que esse ano tem sido um grande desafio, pois graduada ao final do ano passado, já no início de 2020, foi convidada a fazer do corpo docente da rede Adventista. Ela intitula este ano e o momento que estamos vivendo como desafiador, mas que tem oferecido a ela enquanto profissional, grande experiência e aprendizado que certamente levará por toda sua carreira docente. Professora Gabriele tem aprendido na prática uma linda citação que diz :

 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

Paulo Freire

         A professora detalhou sua rotina de planejamentos e explicou que as atividades pedagógicas são planejadas semanalmente, em formato de trilha pedagógica, onde busca várias alternativas e atividades diversas para ensinar um mesmo assunto, possibilitando assim, atingir maior número de alunos com o conhecimento. As atividades são propostas através de arquivos que serão enviados e aprovados de antemão pela coordenação escolar.

“(...) a noção de trilhas de aprendizagem surge como estratégia para promover o desenvolvimento de competências, tomando-se como referência não só as expectativas da organização, mas também conveniências, necessidades, desempenhos e aspirações de cada indivíduo.”

Isa Aparecida de Freitas e  Hugo Pena Brandão

         Na escola que leciona, costumam trabalhar em equipe e o planejamento é realizado coletivamente, com trocas de experiências entre colegas das mesmas fases para enriquecer planos e projetos de todas as profissionais. Ela conta também que ao trocarem práticas e avaliar respostas positivas nas suas turmas, as colegas costumam aplicar em todas as faixas etárias possíveis um projeto que obteve bons resultados pois mais importante que ser a autora do projeto, é atingir de forma certeira e proporcionar aprendizado a cada alunos com formas e velocidade de entendimento variados.  

A rotina de trabalho e planejamento em relação a horas de planejamento é bem individual, pois trabalhando de forma remota, cada professor se planeja da forma que achar conveniente. A entrevistada conta que estipulou organizou os dias da semana em forma de escala para fazer determinadas atividades desde antes do início da Pandemia e que permanece respeitando seu cronograma para manter uma rotina. Na sua escola, a coordenação estipulou a quinta- feira como prazo final para envio de planejamento, então, sempre às quartas-feiras, Gabriele organiza tudo o confeccionou e elaborou para as aulas futuras e avalia também a necessidade e produzir vídeos, dinâmicas e alguma material lúdico como cartaz, letras ou imagens para enriquecer seu material e facilitar a interação e entendimento de seus alunos. Ainda assim, é comum que, durante a semana vão surgindo atividades extras e vai ela encaixando no seu cronograma pessoal e planejamento de aulas. Além da rotina de preparação e planejamento, a turma tem aulas ao vivo todos os dias através do aplicativo Zoom, que duram em média 1h20min, e este é momento em que dedica a conhecer melhor seus alunos, criar vínculos de confiança e avaliar na prática se seus planos de aulas estão sendo eficazes.

Faz parte também das suas atribuições também documentar planilhas de notas e acompanhamentos que precisam ser preenchidos ao longo da semana. E por fim, existe ainda o momento de interação com os pais, que exige em média duas horas da sua rotina e cronograma semanal. Esse contato se dá por um grupo de Telegram, chamadas de vídeo, whatsapp ou ligações para garantir maior interação e suporte ás famílias dos alunos e auxiliar os pais na tarefas e dificuldades individualmente.

Em especial nesse período de pandemia, professora Gabriele tem utilizado a sala de sua casa como sala de aula e o computador todos os recursos tecnológicos disponíveis como equipamento de apoio, desde word, power point, imagens, vídeos explicativos da internet ou produzidos por ela mesmo para aplicar o conteúdo de matérias proposto para o ano letivo e utiliza aplicativos de videoconferências bem conhecidos como Zoom e Google Meet para suas aulas ao vivo e encontros com pais e coordenação. Para aplicação de provas, avaliações e trabalhos recorre ao Google Forms. Outro meio de interação muito utilizado pela rede Adventista é a plataforma E-Class, onde os alunos acessam com login e senhas suas aulas e material disponível e também é ali que fazem as postagens e a devolutivas de tudo o que é proposto. Nessa plataforma os alunos, pais e professores tem acesso a toda a rotina escolar da cada um individualmente e podem acessar boletins, confirmação de presença e participação de aulas e prazos de entregas. Como disse Piaget:

“É preciso ir além para esperar melhores resultados, oferecer experiências completas de aprendizagem, menos mecânicas e mais estimulantes, que realmente sejam capazes de refinar o desempenho dos colaboradores. E é exatamente isso que as trilhas se propõem a fazer. O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram”

Jean Piaget

Tem sido um período difícil para efetuar uma avaliação de avanço de conhecimento ou percepção de dificuldades precisa e meticulosa, então há um esforço extra para que atividades diagnósticas, sejam elas em formato de provas, trabalhos ou propostas lúdicas e interativas, alcancem seu propósito. As provas são realizadas na plataforma E-Class e o aluno deve responder sem consulta, pois o sistema da escola não permite fechar ou abrir novas abas de busca durante o período de avaliação. Caso o aluno abra nova página de consulta, a plataforma encerra a prova automaticamente. Isso é necessário para que a avaliação do desempenho do aluno seja real e para que a professora possa futuramente reforçar conteúdos, quando perceber necessário. As provas e atividades de fixação são corrigidas na aula online para auxiliar nessa percepção. Para a avaliação da leitura, é solicitado o auxílio dos pais, que enviam vídeos dos alunos lendo algo que lhes foi solicitado. As notas estão sendo divididas entre trabalhos avaliativos, provas e participação. Os trabalhos são realizados e enviados pelo aluno, através do portal, e então, assim que corrigidos, as notas são postadas no mesmo local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com