TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola: Meio de Conservação e Reprodução Social

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  3.268 Visualizações

Página 1 de 3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT

1 - Pesquise e comente a seguinte frase de Pierre Bourdieu: "Escola: meio de conservação e reprodução social" e relacione com a situação escolar de hoje no Brasil

Na concepção de Bourdieu, a escola tem papel fundamental na formação do ser social e na educação formal, pois ela reforça o habitus (conceito dado para algo que o sujeito internalizou de seu meio social), tornando eficiente a relação de dominação na ação pedagógica.

A escola é uma instituição que transmite e reproduz cultura, tendo como papel tornar essa cultura natural. Para a reprodução dessa cultura, ela utiliza-se dos professores para transmitir tais conhecimentos, e um meio utilizado para que haja o aprendizado é a autoridade, pois, ou o sujeito aprende de forma “natural” ou cria-se maneiras para que este conscientize-se e aceite a cultura dominante.

Embora alguns professores, comprometidos com sua formação e em transmitir conhecimentos para mudar a realidade, acabam entrando no ritmo do sistema e contribui para a reprodução. Sendo assim, a escola, uma instituição conservadora e agente de reprodução utiliza-se de mecanismos para justificar as desigualdades sociais, e não dá a chance de acesso à educação igual para todos.

Podemos concluir, que nos dias atuais, não houve muitas mudanças desses conceitos, pois embora haja programas sociais que possibilitem uma educação para todos, a escola continua transmitindo a cultura dominante, reforça e reproduz as diferenças criando programas que atenda, somente, determinadas classes, justificando o êxito e o fracasso escolar de acordo com o nível cultural do sujeito.

2 - Analise a concepção de Michel Foucault, enfatizando as relações de poder que se manifestam no interior de uma escola, segundo o livro "Vigiar e Punir"

Para Foucault, a disciplina é um instrumento que regula o comportamento divergente na sociedade humana, este controle social, antigamente existia pelo poder e dominação, punindo aqueles que “desrespeitavam” as regras sociais. Na vida moderna, a disciplina serve para modelar, vigiar e corrigir a quem despreza as normas.

Pensando nisso, a escola também se utiliza de técnicas disciplinares, iniciando pela hierarquia de funcionários, frequência dos alunos nas aulas, além de avaliações, horários (de entrada, saída e lanche), com o objetivo de tornar os profissionais e alunos obedientes.

Essa ação punitiva tem como função regulamentar, normalizar as relações de poder. Sobre a hierarquia, a escola tem uma direção que exige dos professores o cumprimento de determinadas regras, por exemplo, datas de aplicação de provas e entrega de notas, eles precisam atender a essas regras, e assim o aluno também deve cumprir e se adequar a esse sistema.

Esse sistema coercitivo, com regras a serem cumpridas faz com que a educação funcione de forma disciplinar, não permitindo desvios de condutas e desacato às normas.

Outro caracterizador de disciplina e poder são as provas, pois por meio delas o professor qualifica, classifica, compara e também pune seus alunos. Com esses dados, a escola forma classes de acordo com essa classificação, hierarquizando a qualidade dos alunos (classes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com