TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental- Autor: Elisabete Baptista Antunes (2012) Da escola à inclusão social

Por:   •  15/11/2021  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de Formação Especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo

Síntese do documento:

Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental- Autor: Elisabete Baptista Antunes (2012)

Da escola à inclusão social

Vítor Manuel da Silva Lemos nº 37149

Prof Doutora Maria Celeste de Sousa Lopes

Fafe

novembro de 2021

Impacto do PIT na qualidade de vida de uma jovem com dificuldade intelectual e desenvolvimental- Autor: Elisabete Baptista Antunes (2012)

Da escola à inclusão social

        A autora do documento reflete sobre a inclusão dos alunos com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID) na transição para a vida adulta. Construir um Projeto de Transição para a Vida Adulta, onde várias componentes se devem entrelaçar, dar sustentabilidade a quem termina o percurso escolar, para encontrar o seu lugar na sociedade. Sem dúvida que é um desafio quer para o aluno, quer para a escola. Portanto a construção do Plano Individual de Transição (PIT) (ESDAE, 2006) é fundamental porque promover as competências necessárias para dotar os jovens de ferramentas necessárias que permitam a emancipação para a vida pós-escolar.

         A transição para a vida adulta é transversal a toda a sociedade (Ribeiro, 2009) e a escola é o epicentro da formação das competências para “seguir em frente” para ser adulto, capaz de fazer as suas escolhas, decisões e ter um projeto de vida. Mais do que a igualdade, a equidade deve ser promovida pela sociedade.

        Concluindo, neste contexto, o sucesso da inclusão só é possível se todos os intervenientes promoverem atitudes interventivas (Nogueira e Andrade, 2007), num processo de mudança, de dar skills e centralizarem a atenção no ator principal que é o aluno, pessoa humana com dignidade que lhe é devida por inerência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (110.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com