TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaços não formais de ensino

Por:   •  28/7/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

                        Espaços não formais de aprendizagem: [pic 1]

                                                                 Sociedade Espírita Filantrópica Irmã Francisca.

                                              Nome: Ivi Marcela Dias

                                        RU: 1307130

                                        Curso: Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD. Módulo B- Fase I.

[pic 2]

INTRODUÇÃO

A educação não formal, fundamentada como prática educativa é uma categoria que ultrapassa as barreiras das escolas, ela pode ser vivenciada em diferentes contextos e de inúmeras maneiras, desenvolve uma vasta diversidade de atividades para atender interesses característicos de determinados grupos.

Para apresentar um espaço não formal de ensino aprendizagem, foi escolhido para a pesquisa, a Sociedade Espírita Filantrópica Irmã Francisca (SEFIF), situada na Rua: Tamandaré, nº 116, Vila Leão, na cidade de Sorocaba-SP.

OBJETIVO

Objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos espaços não formais de ensino-aprendizagem e os diferentes contextos em que um pedagogo pode atuar.

METODOLOGIA

Através de uma pesquisa de campo, visitas e entrevistas com trabalhadores da casa, conheci o trabalho realizado nessa casa espírita.

RESULTADOS

A Evangelização da “Irmã Francisca”, como é conhecida a casa, ocorre aos sábados e atende crianças, adolescentes e adultos.

As turmas são separadas por faixa etária e os evangelizadores estudam muito para atuar a frente das salas.

O grupo de adultos é formado por pais das crianças que frequentam a evangelização e os temas estudados são os mesmo para todos os grupos, porem cada evangelizador terá uma didática para passar o conteúdo de acordo com a idade de seu grupo. Assim, todos os familiares estão na mesma sintonia e aprendendo o mesmo ensinamento de Cristo.

Além dos ensinamentos do evangelho, eles organizam oficinas de artesanatos, culinárias, músicas entre outras.

Em entrevista com trabalhadores da casa espírita, pude constatar que grande parte dos evangelizadores é formada por professores, pedagogos que além de atuar de maneira formal em escolas, trabalham de maneira voluntaria, passando a diante os ensinamentos do Evangelho.

Durante as visitas, acompanhei o grupo de pais, que além dos estudos do evangelho, também estavam confeccionando capinhas para cadernos, que seriam doadas para crianças da África e do Brasil. A professora frente à sala Silvia, explicou que esse trabalho faz parte do projeto de caridade semestral, onde todos os pais se comprometem a aprender a fazer alguma atividade artesanal. Disse que o grupo já fez mantas para bebes e as capinhas. Todos estavam aprendendo e compartilhando esse aprendizado.

       Figura 1: confecção das capinhas                                                 Figura 2: confecção das capinhas                                                    Figura 3: confecção das capinhas                                                                                                                                      

    [pic 3]         [pic 4]          [pic 5]                                             

       Fonte: Arquivo Pessoal (2019)                                                       Fonte: Arquivo Pessoal (2019)                                                        Fonte: Arquivo Pessoal (2019)                                                                                                                                            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (326.9 Kb)   docx (279.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com