TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Específicas de material de consulta para o desenvolvimento de projetos e relatórios de pesquisa de estudantes de graduação

Por:   •  13/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.444 Palavras (34 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 34

1 - INTRODUÇÃO

Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em Metodologia Científica. Trata-se, tão somente, de uma ajuda para consulta por parte dos alunos dos cursos de graduação. Qualquer aprofundamento teórico ou prático deverá ser buscado na bibliografia sugerida no final deste trabalho.

Nossa intenção foi apenas facilitar a busca dos alunos no que diz respeito aos trabalhos de pesquisa acadêmica. A estrutura deste trabalho, por si só, serve de modelo para um trabalho realizado em sala de aula. Além disso, procuramos apresentar e explicar as regras para cada parte de um trabalho científico.

Baseados em observações próprias, sem conotação científica, notamos que a disciplina de Metodologia Científica é uma das mais rejeitadas pelos alunos em praticamente todos os cursos de graduação. É, mais ou menos, como o velho chavão do "odeio matemática", mesmo que a matemática não seja tão terrível assim.

Na verdade, essa rejeição não se dá pela disciplina em si, já que seu conteúdo é simples e até mesmo primário; a rejeição só pode se tornar efetiva, real, por responsabilidade única da didática aplicada pelos professores que ministram as aulas que tratam de métodos de pesquisa.

A disciplina Metodologia Científica é iminentemente prática e deve estimular os alunos para que busquem motivações para encontrar respostas as suas dúvidas. Se estamos nos referindo a uma disciplina engajada num curso superior, estamos, concomitantemente, referindo-nos a uma Academia de Ciência e, como tal, as respostas dadas às dúvidas primeiras devem ser buscadas através do rigor científico e apresentadas através das normas acadêmicas vigentes.

Dito isto, parece que fica claro que metodologia científica não é um simples conteúdo a ser decorado pelos alunos, para ser verificado num dia de prova; trata-se de fornecer aos alunos um instrumental indispensável para que sejam capazes de atingir os objetivos da Academia, que são o estudo e a pesquisa em qualquer área.

Procuramos, na medida do possível, seguir rigorosamente as regras definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, para elaboração de trabalhos científicos. Caso alguma regra não esteja sendo cumprida, a responsabilidade é da desatenção do autor.

Quando falamos de um curso superior, estamos nos referindo, indiretamente, a uma Academia de Ciências, já que qualquer Faculdade nada mais é do que o local próprio da busca incessante do saber científico. Neste sentido, esta disciplina tem uma importância fundamental na formação do profissional. Mas aprender a pesquisar é muito fácil.

Vejam só:

2 - PROJETO DESTE TRABALHO

2.1 - Revisão de Literatura

Muitos livros são escritos sobre a questão dos métodos de pesquisas; entre eles destacamos:

VERA, Armando Asti. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Globo, 1976.

Livro tradicional, que apresenta em forma discursiva, os métodos científicos. É um dos livros escritos por um professor de Filosofia da Ciência da Universidade Nacional de Buenos Aires. O objetivo principal deste livro "é a exposição e análise crítica do significado e dos limites dos métodos e técnicas atuais de investigação" (Vera, 1976: 1). Note-se que este livro foi escrito em 1973.

De qualquer forma é um livro simples e de fácil entendimento para os cursos de graduação.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,

1968. 151 p. (Biblioteca Tempo Universitário, 12).

Livro mais complexo sobre Filosofia das Ciências. Este livro é mais indicado para os cursos de pós graduação ou ao de graduação em Filosofia.

GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra,

1986. 200 p.

Este livro pode ser dividido em uma parte teórica e outra prática; é um livro próximo do elaborado por Asti Vera, sendo que um pouco mais valorizado nas questões práticas da Metodologia Científica.

É um excelente livro para os cursos de graduação e oferece alguns capítulos que ajudam no aproveitamento da leitura e técnicas de redação.

Apresenta também um glossário, que ajuda aos alunos a compreenderem os termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com