TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Por:   •  20/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.298 Palavras (26 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 26

                                                                                                 

  1.                                                         RELATÓRIO DE ESTÁGIO

2016/2

  1. I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

CÓDIGO

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

TEORIA

PRÁTICA

TOTAL

PDG606

Estágio Supervisionado no Ensino

Fundamental – Anos Iniciais

     36h

36h

     72h

ACADÊMICAS

Daniele de Quadro Soares, Debora Nunes

CURSO:

Pedagogia

ANO / PERÍODO:

2016/6º

ORIENTADORA:

Silvia Cavalheiro

COORDENADOR DO CURSO:

Paulo Cesar Fachin

INSTITUIÇÃO:

Colégio FAG -  Ensino Fundamental e Médio

ENDEREÇO:

Avenida das Torres, 500

MUNICÍPIO:

Cascavel- Pr

TELEFONES:

3321 3973 / 3321 3963

COORDENADORAS:

Ana Elizabeth Kothe / Jussara Chagas de Lima

DIRETOR

Givanildo Nardi

II JUSTIFICATIVA:

Com o intuito de disponibilizar ao acadêmico a oportunidade de aliar tudo o que aprendeu durante o curso, com o que somente a prática, exercida em sala de aula, pode demonstrar, surge o Estágio Supervisionado. Por meio deste Estágio o acadêmico pode realizar a prática e observar a realidade do campo para o qual está se preparando para atuar.

A prática possibilita a vivência de experiências, para que o acadêmico não saia da graduação sem uma visão do que é uma instituição de ensino. Assim como as outras disciplinas do curso de Pedagogia, o Estágio Curricular tem grande importância no processo de formação, pois é neste tempo que as futuras professoras têm o primeiro contato com a sala de aula. Para muitas, o estágio é uma fase de decisão, porque é neste momento que se vê como se dará a atuação profissional. Pimenta e Lima (2010) diz:

 [...] é o componente essencial das práticas de estágio, apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, que são convocados a reverem suas certezas, suas concepções do ensinar e do aprender e seus modos de compreender, de analisar e de interpretar os fenômenos percebidos nas atividades de estágio. (PIMENTA e LIMA 2010, p. 114)

A teoria e a prática devem ser aliadas, pois para realizar é preciso saber e ter base teórica para desenvolver o ensino com segurança e metodologias a partir da teoria e da experiência.

Uma das funções do Estágio é o de realizar a ligação entre a aprendizagem acadêmica e o entendimento da dinâmica exercida no interior das instituições de ensino. O estagiário pode refletir sobre o importante papel do coordenador, que tem por função auxiliar o professor a ensinar o aluno a exercitar seu pensamento, aproveitando a oportunidade para ampliar seu cabedal de conhecimento sobre esta preciosa função na vida das instituições escolares.

Na prática de Estágio (observação) é fundamental para se familiarizar com o ambiente, compreendendo a particularidade de cada instituição. A partir da forma de organização pode-se planejar de acordo com cada realidade, o estagiário pode tirar suas conclusões e se adaptar de acordo. Para Pimenta (1997)“De modo geral, o objetivo desta é que os alunos aprendam a realidade da sala de aula no contexto da escola, examinando, sobretudo o processo de ensino-aprendizagem...".

O Estágio segundo as autoras Pimenta e Lima (2001) não é percebido como um apêndice curricular, mas um instrumento pedagógico que contribui para a superação da dicotomia teoria e prática. O Estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas.

O Estágio prepara para um trabalho docente coletivo, uma vez que o ensino não é um assunto individual do professor, pois a tarefa escolar é resultado das ações coletivas dos professores e das práticas institucionais, situadas em contextos sociais, históricos e culturais. Segundo Pimenta (1997) "De modo geral, o objetivo desta é que os alunos aprendam a realidade da sala de aula no contexto da escola, examinando sobretudo o processo de ensino-aprendizagem..."

A prática deve ser exigida para discentes de licenciatura, para que tenham a experiência de observar e interagir, para que seja capaz de desenvolver as aulas partir do conteúdo teórico abordado em formação e da experiência vivenciada no Estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com