Estagio Curricular Obrigatório
Por: FranPaulino • 18/4/2025 • Trabalho acadêmico • 2.476 Palavras (10 Páginas) • 11 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------- 4
2. LEITURAS OBRIGATÓRIAS---------------------------------------------------------------5
3. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC---------------------------------------------------------------------------------------------6
4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER – RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA----------------------------------------------------9
5. METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS-----11
6. PLANOS DE AULA --------------------------------------------------------------------------16
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------------------------------17
8. REFERÊNCIAS-------------------------------------------------------------------------------18
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado por pesquisa em sites, revistas eletrônicas, páginas acadêmicas e livros virtuais. Fará relatos sobre a interdisciplinaridade, sendo uma ferramenta de articulação entre os saberes, com o propósito de englobar os conhecimentos das variáveis disciplinas, promovendo um saber integral e amplificado ao aluno. Perpassaremos a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC, aos quais devem ser debatidos por suas causas atuais, e serem apontados para a estruturação da vivência em sociedade.
Conjuntamente fora nos passados um estudo de caso onde é constado que o professor deve ser orientado em seus procedimentos diários, favorecendo a praticabilidade de novas metodologias e recebendo auxilio em seus desempenhos. Portanto, a equipe e direção, devem andar em parceria com os docentes, atentar — se a qualquer fissura que comprometa o ensino — aprendizagem, promover diálogos, fazendo — se garantido o anseio propostos pela instituição, e nesse mesmo intuito seja atingido os pontos categóricos às aprendizagens dos alunos.
Isto posto, o presente estudo tem por objetivo expor relatos investigativos, como também apresentar a elaboração de planos de aula, conforme proposto no campo de Estágio Curricular Obrigatório II: anos iniciais do ensino fundamental, seguidos pelas considerações finais sobre as experiências dessa realização.
2. LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A interdisciplinaridade busca de forma singular vincular os saberes múltiplos dentre as matérias. É uma forma que visa superar a Pedagogia Tradicional, a qual por um longo período causou um conhecimento segmentado, por sua característica metódica.
Essa forma de ensino era tencionada a um saber singular, em que a disciplina era explicitada num formato restrito, onde ideavam que, para maior apreensão deste aprendizado, deveria ocorrer o engessamento, num único conteúdo. Acreditando — se, num método em que a matéria era aplicada, reproduzida e só então, a memorização seria adquirida.
Hoje, quando observamos o aluno neste enquadramento da pedagogia tradicional, visualizamos um educando desacreditado, enclausurando seus entendimentos e capacidades, unicamente para o ambiente escolar. Isso ocorre por ainda presenciarmos instituições e professores emoldurados nesta forma de ensino convencional, em que a uma recusa ao integrar metodológico.
Sabemos que a escola e seus magistrados, ao respaldar a sistemática entre as diversas disciplinas, estarão valendo — se de uma aplicação dilatadora, abrangente dos saberes, e assim tornando possível a interdisciplinaridade, prática essa que ocasionará um pensamento intencional e analítico no aluno, fazendo — se partícipe da realidade que o envolve. Entendendo que as ocorrências existentes em sua vivência, certamente se relacionaram em dado momento aos que lhe foram transferidos pela entidade escolar.
[...] um olhar interdisciplinar sobre a realidade permite que entendamos melhor a relação entre seu todo e as partes que a constituem. Para ele, apenas o modo dialético de pensar, fundado na historicidade, poderia favorecer maior integração entre as ciências. (GOLDMAN, 1979).
A vista disso, contemplamos a capacidade da interdisciplinaridade de superar a segregação entra as disciplinas. Ficando claro o anseio dessa proposta, em transpor os modelos normatizados nas práticas escolares, onde disciplinas e alunos dialoguem de forma transversal, ampliando saberes, construindo conceitos e finalmente transportando o conhecimento.
3. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
Como podemos entender o termo Transversalidade?
R. Não é só um termo, é uma forma de organizar e transpor todo e qualquer objeto curricular. Pois, existem na sociedade, assuntos relevantes a serem abordados, como: meio ambiente, proteção e direito da criança e adolescente, tolerância, diversidades, entre outros. Sendo que esses temas devem ser vinculados ao aprendizado de forma atrativa ao aluno.
1. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?
R. Formar um cidadão que tenha compreensão da realidade que o cerca. Para isso a escola precisa ocasionar situações de debates em temas transversais, para que este aluno possa através de pesquisas, dialogar e debater assuntos destaques no mundo atual, desenvolvendo seu pensamento crítico e suas capacidades integralmente.
2. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação?
R. Os seis temas. Como exemplo a matéria de Artes, aplicar a brincadeira de boliche, onde os pinos podem, serem decorados com cores diferenciadas, explorando nas crianças a identificação das cores. Também poderá ser trabalhado a disciplina de matemática, expondo nos pinos os números. Para que os alunos possam visualizar os numerais, e ao derrubarem alguns pinos na brincadeira fazerem a contagem deles.
3. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia.
R.1-Problematização
...