TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Supervisionado

Por:   •  7/11/2019  •  Tese  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil

Curso de pedagogia (Licenciatura) – EAD

Curso: Pedagogia

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Nome: Maria Clara Canabrava Vital

RGM: 22092919

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado

Ano/Semestre: 2° semestre – 2019

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

Caracterização da escola:

Nome da escola: EMEI Profº José Carlos Pereira

Rua Paraná, 347 - Centro

Pública

Diretoria/ Secretaria de Ensino a que está vinculada: Secretaria Municipal de Educação

Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Berçário 1; Educação Infantil 2

Em sala, as crianças tem a area dos brinquedos, cantinho de leitura, colchonetes para soneca, fantoches etc. Dentro de sala também possui banheiro onde são dados todos os banhos e feita as trocas de fralda. A escola, no geral, possui um refeitório onde é feita boa parte da alimentação das crianças, área do parque com brinquedos como velotrol, escorregador, entre outros.

Introdução

Finalizei meu estágio de 100 horas no qual foi extremamente satisfatório, a gestão da escola foi excelente, em todas as explicações e acompanhamento para retirar total proveito das horas que passei na escola. Tanto os professores como os agentes educacionais tem total paciência, respeito e força de vontade com as crianças. Não posso deixar de mencionar os funcionários da limpeza e cozinha que não essenciais para a rotina dentro da escola.

As crianças tem dois horários de atividades especificas por dia, sendo um pela manhã e um pela tarde. Irei mencionar alguns tipos de atividade como a roda de música, contação de história, dedoche, tapates de sensações ou livro de sensações  e atividades com tinta.

Perfil dos professores

Nome

Formação

Nível que atua

Tempo de docência

Ana Lucia Quinoneiro

UNITAU

Berçario 2

20 anos

Prática pedagogia dos professores

A professora utiliza forma de aprendizagem sistemática com os alunos pois sendo berçário não consegue ter uma prática pedagógica muito focada. Sempre muito carinhosa, atenciosa e tentando explicar para as crianças toda questão de rotina, horários e espaço. Sempre lembrando que o brincar é extremamente importante na vida da criança nessa fase e ela utiliza os horários de atividades para estimula-los de forma específica.

Focos de observação para educação infantil

  1. Música

Observei nesse tempo de estágio que a música está muito presente no desenvolvimento da criança. Nessa idade, eles costumam ligar as músicas a rotina, como por exemplo a música “Fazendinha – Mundo Bita” que fala sobre o bom dia, o despertar e o início do dia. Outro exemplo é “Sopa – Palavra cantada” que diz sobre os alimentos que eles comem até mesmo na escola ou até “Magia das Cores – Mundo Bita” onde introduz na vida da criança as cores de forma animada. A música trabalha toda questão motora e cognitiva aulixando em todo bem estar da criança, acaba desenvolvendo toda concentração e ajuda na coordenação motora para dançar ou até bater as mãos no ritmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com