TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Ensino Fundamental Adaptado

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O presente Estagio curricular obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado de forma adaptada de acordo com as orientações da Universidade Unopar, por razão da pandemia COVID 19.

Para a realização deste estágio foi realizado um estudo e realizadas diversas atividades para a composição do Relatório. Inicialmente foi realizada a leitura do material de Estágio juntamente com as orientações para a realização do mesmo e após isso realizadas as atividades.

Serão realizadas as seguintes atividades durante este estágio: a leitura do texto indicado: A Interdisciplinaridade como um Movimento Articulador no Processo Ensino-Aprendizagem.

Estudo e reflexão acerca da abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC. Estudo e reflexão acerca da atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina. Solução da situação-problema com base em metodologias ativas e uso de tecnologias digitais. Elaboração de dois Planos de aula em disciplinas diferentes

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Sobre a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) foram respondidas as seguintes questões: O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

A importância é a idealização de suas metas e objetivos e quais os caminhos que eles irão percorrer para atingi-los. Em resuma, o documento tem um bom resultado como um esquema para que a entidade alcance seu potencial máximo, adequando-se ao contexto no qual está inserida e contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento de seus alunos. O PPP é muito importante para a escola compartilhar e planejar com pais, professores e estudantes como irá fazer a incorporação no dia-a-dia dos princípios propostos pela BNCC.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura, as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam como:

O PPP redigido pelo governo federal deve dar continuidade a proposta de aprendizado apresentado pelo BNCC, sendo assim, o mesmo deve apresentar formas para que tal documento seja da maneira correta aplicado nas instituições de ensino, de tal forma documento seja devidamente aplicado nas instituições de ensino, de tal forma que currículo mínimo apresentado as escolas do estado, deve ser cumprido com êxito, cabendo ao projeto político pedagógico propor e executar medidas que haja o cumprimento de tal documento.

A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Portanto, a escola deve realizar esta avaliação de forma a considerar as dificuldades encontradas pelos alunos, suas fragilidades, avanços, mediando sempre o conhecimento e promovendo o acesso a conteúdo que visem a formação humana e a cidadania.

3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

1) A BNCC é um documento que regulamenta as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas públicas e privadas para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos. Quais os principais desafios da 8 atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das regulamentações apresentadas na BNCC?

2) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.

3) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.

Este tópico do Estágio, teve como finalidade conhecer a atuação do professor.

Foram assistidos os três vídeos referentes ao estágio referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental sendo eles: Atuação do professor da Educação infantil, Atuação da equipe pedagógica e atuação da equipe administrativa para responder as questões norteadoras.

Aqui estão três exemplos de atividades que faz parte da rotina de um professor da educação infantil.

Acolhida: É o primeiro momento do dia que a criança terá contato com a sala de aula, o professor e os colegas e, por isso, é importante que ela se sinta animada para toda a rotina.

Hora da roda: Aqui cabe ao professor organizar o espaço, para que todos os que desejam possam falar, para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem.

Hora da brincadeira: Brincar é a linguagem natural da criança, e mais importante delas. Acredita-se que a brincadeira é uma atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas ideias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o seu mundo, o seu dia-a-dia. A equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular, observando tudo que está descrito nos documentos, sempre estando em contato com os professores, trocando informações e conhecimentos, fazendo com que a equipe esteja integrada e com isso a equipe pedagógica irá ter estimular a construção das propostas pedagógicas de trabalho, visando sempre o ensino aprendizagem, trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com