TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Maria do Socorro Lima

Por:   •  13/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

Maria Socorro Lucena Lima, 2009 no texto “O estágio nos cursos de licenciatura e a metáfora da árvore” nos trás uma compreensão de que os estágios são como arvores onde as raízes representam a fundamentação teórica estudada, o tronco simboliza a pesquisa, os galhos e as folhas são as atividades desenvolvidas e os frutos representam os registros reflexivos realizados pelos estagiários.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. 2004. Estágio e docência, nos apresentam o estagio como campo do conhecimento, uma formação inicial e a formação continuada de professores, o mesmo traz uma trajetória histórica de como estagio sempre foi identificado como parte pratica e as autoras trazem uma visão de que não se deve separar teoria da pratica e vice-versa.

Segundo PIMENTA; LIMA 2004(p.45), o estagio, ao contrario do que se propugnava, não é atividade pratica, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estagio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, dialogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis. Ou seja, é no contexto da sala de aula, da escola, do sistema de ensino e da sociedade que a práxis se dá.

As autoras destacam o que é ser professor na sociedade que vivemos, como ser professor, a realidade dos alunos da escola do ensino fundamental, a realidade dos professores nessas escolas. Para as autoras precisa – se estagiários com um papel ativo durante esse processo, refletindo sobre o que observamos, e agindo assim com intencionalidade. Como destacam as autoras o estagiário também precisa estar atento às diferenças entre discurso e prática existentes no âmbito escolar e na necessidade de compreender os acordos e regras internas deste meio, para assim, perceber quais são os limites de atuação e como, dentro disso, proceder para instigar o aluno ao máximo.
Da mesma forma, o contato com o professor orientador e das teorias possui papel importante nesse processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com