TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ESTAÇÃO DE TREM DE TERESINA AO PARQUE DA CIDADANIA (Maria do Socorro de Macedo Claudino)

Por:   •  22/10/2016  •  Artigo  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 4

REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ESTAÇÃO DE TREM DE TERESINA AO PARQUE DA CIDADANIA (Maria do Socorro de Macedo Claudino)

Anselmo Francisco Santos Neto[1]

Alexandre Spíndola Madeira Campos[2]

Daniel Mendes Lopes[3]

INTRODUÇÃO

O artigo proposto tem o objetivo principal de sugerir o restauro e a reabilitação do conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária de Teresina, situada na Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, no Centro da cidade de Teresina. A área das edificações em questão é protegida pelo tombamento estadual através do Decreto nº 9710, de 15 de Maio de 1997 (ANEXO 01)[4]. A Proposta é restaurar e reabilitar as edificações que possuem uma representatividade histórica muito forte com a identidade cultural de nossa cidade, associando-as ao Parque da Cidadania já implantado no antigo pátio de manobra da referida estação, nas quais se implantou alguns equipamentos urbanos e aproveitamento de edificações existentes para se instalar espaços culturais, de acordo com as necessidades e anseios da população teresinense.

A “requalificação” urbana trata-se de um fenômeno presente em grande parte das metrópoles mundiais. O principal objetivo é transformar sítios históricos em áreas de entretenimento e lazer (PEIXOTO,2009). As intervenções promovem reformas na estrutura física dos equipamentos públicos e medidas que incrementam o valor simbólico, a partir do planejamento de novos usos tais como os propiciados por meio de apresentações teatrais, musicais, obras de arte etc. Os principais alvos são as construções que constituem o patrimônio histórico.  A respeito de planejamento e requalificação Silva diz que:

Através do planejamento torna-se exequível repensar as cidades em função das características físicas e dos elementos simbólicos que estabelecem uma ligação com o passado e despertam sentimentos de pertença. Além do planejamento, importa destacar a requalificação urbana como processo planejado que pretende a valorização e competitividade das cidades, a salvaguarda e a valorização de elementos (humanos e naturais) considerados fulcrais para a construção e a percepção da imagem, e para a consolidação da identidade individual ou coletiva.

(SILVA, 2011, p.19)

Essa integração é de tal importância por se tratar de um complexo de grande relevância histórica para a cidade a Estação de Teresina sendo devolvida para a população como mais uma opção de lazer, arte e cultura fortalece a identidade cultural da cidade como do Estado do Piauí, já que o edifício representa muito para ambos. Partindo dessas premissas os ajustes e melhorias que visam atender aos requisitos de novos usos procuram ser compatíveis com as edificações existentes, no entanto, diferenciando o antigo do novo.

METODOLOGIA

Através de pesquisas bibliográficas e documentais, foram levantados dados históricos para localização do bem no tempo, bem como para levantamento da sua importância no contexto da cidade. Englobou as seguintes etapas:

01 Identificação do bem, englobou as seguintes fases:

Pesquisa histórica:

Foram feitas pesquisas bibliográficas e documentais acerca da importância histórica do bem, desde sua origem até os dias presentes.

Levantamento físico:

Englobou vistoria, entrevistas e levantamentos fotográficos.

02. Diagnóstico:

Nessa etapa, levantaram-se as patologias facilmente identificáveis pela observação visual da edificação. Posteriormente, passou-se a analisar seu estado de conservação.

03. Proposta de intervenção:

Envolve as ações necessárias para manutenção do prédio e a integridade dos usuários, garantindo a realização de suas atividades.

RESULTADOS

A criação de um centro cultural onde se situa a Estação Ferroviária de Teresina, além de conservar a memória da cidade pelo restauro do prédio, vai agregar valor a uma das mais belas edificações históricas da cidade. Hoje o espaço é utilizado para algumas atividades culturais, mas de forma muito tímida e sem se preocupar com as reais necessidades de preservação do prédio, como também do seu valor histórico merecido. Apesar de tombado pelo estado do Piauí, a edificação ainda precisa de reparos e adaptações para que seja devolvida a população, e que o edifício seja constantemente conservado e dado a ele toda atenção merecida por sua relevância estética e histórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com