TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio curricular

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

        Universidade de Uberaba

 Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

Aluna (o): Claudia Aparecida Ferreira Martins

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II ETAPA V

TIMÓTEO-MG

2015

Universidade de Uberaba

 Instituto de Formação de Educadores

Pedagogia

Aluna (o): Claudia Aparecida Ferreira Martins

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL – PARTE II ETAPA V

Trabalho apresentado à Universidade

De Uberaba como parte das exigências à

 Conclusão do Estágio Curricular Supervisionado

 Obrigatório à Educação Infantil – Parte II,

da Etapa V do Curso de Pedagogia a Distancia – EAD.

TIMÓTEO-MG

2015

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................1  

O espaço da sala de aula .........................................................................2    

Planejando o exercício da docência .........................................................3  

Pensando e avaliando o exercício da docência .......................................4

Conclusão .................................................................................................5

Referências ...............................................................................................6

 

ANEXOS ...................................................................................................00

  1. Introdução

Na quarta etapa, foi estudado o conteúdo práticas pedagógicas, onde foram exigidas algumas atividades de pesquisa para compor um relatório. As quais foram feitas sendo estas: assistir ao filme Gladiador (EUA. Direção: Ridley Scott), fazer reflexões sobre o mesmo e relacionar com os conteúdos da quarta etapa; acessar a internet e assistir a um vídeo no You Tube, que contenha uma mensagem sobre o filme Gladiador, fazer uma análise das cenas e relacionar com os estudos da etapa estudada e processar frases que estivessem presentes no trabalho do educador-gestor. Visitar uma escola e participar de uma reunião pedagógica, observando a reunião e como esta era direcionada, assim também como era o clima entre as pessoas na reunião. Fazer a leitura do texto de José Manuel Moran e rever como se aplica a reunião pedagógica. Durante a execução do relatório eu percebi como relacionar as atividades com a reunião, as metas estipuladas pelo coordenador pedagógico motivando os professores a atingir os seus objetivos, levando os alunos a construir o seu próprio conhecimento, desde pequenas sendo que estávamos tratando de crianças da pré-escola. Dentre os objetivos existiam as dificuldades para superar os problemas familiares e culturais que muitas vezes atrapalhavam o desenvolvimento das crianças, cabendo ao professor motivar, despertar a criança a buscar construir o seu próprio conhecimento. Tudo isso em um clima agradável e descontraído onde cada uma participante podia colocar as suas opiniões.

O estágio curricular supervisionado a educação infantil - parte II etapa V.

O trabalho apresentado foi realizado no Centro Educacional Padre Ermelindo, localizado na cidade de São Jose do Goiabal- MG, com a execução das atividades proposta nesta etapa que são: espaço na sala de aula, planejando o exercício da docência, Pensando e avaliando o exercício da docência.

  1. O espaço em sala de aula

O estagio foi feito no Centro Educacional Municipal Padre Ermelindo. Onde esta situada na Avenida Cristiano Moraes, no numero 591 – Bairro Centro, CEP-35986-000, na cidade de São Jose do Goiabal. Cnpj- 18402552/0001-51, telefone: (31)3858-5306.

O centro educacional Municipal Padre Ermelindo tem salas organizadas, carteiras dispostas em círculos, á mesa do professor faz parte deste círculo onde cada aluno pode ser visto em forma igual.

Não há brinquedos na sala de aula, mas quando necessário elas tem acesso aos brinquedos, que focam guardados na secretaria. A sala possui estantes onde os alunos colocam seus pertences, e também onde ficam guardadas as matérias pedagógicas.

A sala de aula é decorada com trabalhos dos alunos com enfeites industrializados e confeccionados pelo professor. Nos trabalhos feitos pelos alunos podemos perceber a criatividade e a individualidade de cada aluno.

Os brinquedos pedagógicos ficam guardados em estantes e armários e o professor pega quando necessário, de acordo com as atividades. As crianças não têm acesso a esses brinquedos, que são em sua maioria industrializados. Os jogos pedagógicos, os brinquedos não são confeccionados pelos alunos nem pelos professores. A maioria deles esta estragada, mas com o tempo são trocados por novos. São usados com freqüência nos horários vagos onde cada um pode escolher o que lhe agrada.

A sala de aula facilita o movimento dos alunos, pois ela esta em forma de circulo sobrando espaço no meio onde facilita os alunos a transitar dentro da sala. Quando querem levantar elas pedem a permissão ao professor que deixa sair com naturalidade. Essas saídas são para beber água e ir ao banheiro.

As maiorias dos professores gostam de pesquisar coisas novas para passar para os alunos, eles demonstram desejo pelo novo e pelas varias áreas do conhecimento. Eles expressa através de gestos e atitudes, e pode-se perceber que ele possui experiência com a docência, nota-se uma pessoa flexível, metódica, mas ao mesmo tempo uma pessoa que ama a educação e o que faz. Não deixando de ser rígida no que diz respeito e disciplina.

Quando os alunos excedem na conversa o professor chama a atenção focando os alunos, as atividades. Os alunos têm os momentos em que podem fazer o que quiserem. Os alunos tratam os professores de tio e tia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (755.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com