TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANAHNGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

POLO - SANTO ANASTÁCIO

PEDAGOGIA

Carlos Lacerda Pereira da Silva -  RA: 6001004887

Hélio Henrique Fernandes Sanches – RA: 5654131102

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

SANTO ANASTÁCIO - SP

2016

SUMÁRIO

Introdução____________________________________________ 03

Justificativa___________________________________________ 04

Objetivo______________________________________________ 06

Objetivos específicos____________________________________ 06

Metodologia___________________________________________ 07

Cronograma Anual Cantina Terceirão_______________________ 07

Avaliação_____________________________________________ 09

Referências___________________________________________ 10

INTRODUÇÃO

O ensino da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Futuro é fundamentado baseado na promoção de uma educação de qualidade, com o intuito de oferecer a formação integral do indivíduo, de forma consciente e responsável, instigando o educando á ação ética e solidária, desenvolvendo no mesmo a capacidade de utilização do conhecimento em favor de uma sociedade digna e complacente no âmbito social, assim como no econômico.

A referida Unidade Escolar se encontra localizada na cidade de Rio Claro - SP, á Rua Antônio de Pádua, 1.116, Bairro Santa Gertrudes. Trata-se de uma Unidade Escolar do Setor Público, e atua no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Possui 1. 974 no total. Funciona em três turnos, com turmas no período matutino, vespertino e integral, todos no ensino regular. Uma boa parte dos educandos já deu início à vida profissional, uma vez que, a referida Instituição de Ensino tem integrantes de renda média à baixa. Existem situações de conflitos de gênero, classe ou religião entre as turmas, porém em pequena proporção, acontecendo de forma isolada. São poucos os casos de repetência entre os educandos do referido curso, porém ainda existe uma certa preocupação em razão à vazão escolar, principalmente em relação aos alunos do Ensino Médio.

O espaço físico é contemplado por 26 salas de aula, uma sala de informática, 1 biblioteca, 2 quadras poliesportiva, 18 banheiros, cantina, cozinha, sala de professores, coordenador e diretor e estacionamento.

O quadro funcional é formado por 78 pessoas, dos quais, 62 são professores, e os mesmos são possuidores de formação profissional específica na área em que atuam, e mais de cinqüenta por cento do quadro possui formação especial. Duas pessoas fazem parte da Coordenação Pedagógica, 1da Direção Escolar e vice direção. Há ainda 1 Bibliotecária, 3 Secretárias, 3 Inspetores de aluno, 8 Serviços Gerais.

 O respeito, a singularidade, á liberdade, ao pensamento, a criatividade, ao espírito crítico e investigador, a interatividade social, e as diferenças, assim como a transformação da dimensão física e social, fazem parte da proposta  pedagógica da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Futuro, onde são executadas ações fundamentadas na ética e em prol  do bem comum.

A referida Unidade busca a consciência necessária ao projeto de vida de sucesso pessoal e profissional do indivíduo, a liderança da experiência e  convívio comunitário , o desabrochar de posturas éticas, assim como o respeito à diversidade e o crescimento da ação questionadora e senso crítico do aluno. Incentiva o desejo pelo conhecimento estimulando a criatividade artística.
A real percepção da cultura e o fortalecimento dos laços de afetivos, bem como uma formação ambiental consciente por meio da preservação e sustentabilidade, assim como o consumo consciente.

No contexto econômico atual, deve-se considerar de grande necessidade uma preparação para o mercado de trabalho do indivíduo, através do descobrimento custual de subsistência, assim como da necessidade de uma preparação prévia para a inserção nesse mercado através das práticas educativas e sua atividade social. Nesse segmento, a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Futuro tem providenciado mudanças estruturais e funcionais em relação a essa necessidade.

        Para tanto é essencial a participação efetiva de todo o corpo docente, da coordenação, da direção, dos alunos e da comunidade escolar, trabalhando através da interdisciplinaridade e diminuindo a distância entre as partes, possibilitando a socialização dos indivíduos, de forma a contribuir de forma favorável para o projeto de vida dos educandos.

JUSTIFICATIVA

A Escola Estadual de 1º e 2º Graus Futuro vinculada à rede estadual educacional do estado de São Paulo tem a preocupação e objetivo de oferecer, para a efetiva formação de seus educandos, suas ações baseadas no artigo 35 da Lei n.º 9394/96, é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos e terá como finalidade:

l. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
         II. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior;
         III. O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Assim, o ensino da Escola Estadual de 1º e 2º Grau é centrado na preparação do educando para as diversas situações do meio social necessária e contribuintes para o efetivo exercício da cidadania e profissionalização, preparando-os para os exames vestibulares, a escolha profissional e o exercício da cidadania. Há ainda os conteúdos apresentados que possuem como norteadora a Matriz de Referência para o ENEM.

  Através da fundamentação da necessidade da preparação do indivíduo para o convívio social e profissional que a referida Instituição Educacional decidiu a ação de trabalho de forma pedagógica do projeto “Cantina Terceirão”. O projeto tem a intenção de apresentar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, o empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com