TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Por:   •  28/5/2015  •  Dissertação  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2:

Ler o texto dado que está escrito no passo 1 da etapa 2.

Somente Ler o PNE.

Ler no endereço que consta no passo 3 da etapa 2 sobre os impostos.

Etapa 3:

Ler o texto que está nesta etapa.

Discutir a situação problema

Listar possíveis resoluções para a situação problema.

Situação Problema:

No início do segundo semestre, os pais de uma criança de nove anos compareceram a uma escola para matriculá-la. Recém chegados à cidade, oriundos de outro estado, disseram que, no processo da mudança, os documentos de transferência do filho haviam se extraviado. Apresentaram a certidão de nascimento e descreveram o seu desempenho na escola anterior, onde cursava o 3º ano do Ensino Fundamental. Demonstravam aflição, pela grande dificuldade para obter uma segunda via dos documentos, e desejavam que o filho pudesse dar continuidade regular aos seus estudos.

Possíveis Soluções:

- A escola oferecer um teste de nivelamento dos conteúdos de cada ano, para saber em qual série ele se encaixa.

- Colocá-lo no 3º ano como os pais relatam que ele estava, podendo fazer modificações quando tiverem acesso as documentações necessárias.

- Contatar a escola anterior por meio de carta, e-mail, telefones, telegramas ou pelo site do MEC- Ministério da Educação e Cultura, para obter informações e fazer o pedido de novos documentos de transferência.

Etapa 4:

Passo 2: Fazer um texto que tenha argumentação sobre a seguinte afirmação:

“O exercício profissional do professor compreende, ao menos, três atribuições: a docência, a atuação na organização e na gestão da escola e a produção de conhecimentos pedagógicos.”

Na instituição de ensino o papel do professor vai além de somente lecionar, é necessário um amplo conhecimento na docência, na gestão e organização da escola como na produção de conhecimentos pedagógicos.

Na escola o docente precisa ter domínio para ensinar o conteúdo de sua formação acadêmica, não se detendo somente nisso, mais buscando todos os dias novas informações para ministrar aos educandos, pois é necessária uma ampla bagagem para ensinar tanto em sala de aula como também individualmente para alunos que não conseguem acompanhar o aprendizado da turma.

O professor deve lembrar que ele é um espelho para o aluno, pois o exemplo é a melhor forma de ensinar, por isso é importante a postura e ética correta que ensine: valores e respeito as normas de convivência social e coletiva.

É importante que o mestre não se detenha as paredes da sala de aula, é extremamente irrevogável que tenha conhecimento em gestão e organização, como funciona a escola como um todo para poder compreender e solucionar eventuais contra tempos; conhecimento e domínio para conduzir reuniões escolares bem como problemas de relacionamentos, condutas e responsabilidade.

Referente ao artigo 13 da LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação, o professor participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino e cumpre-o, estabelecer estratégias de recuperação para alunos de baixo rendimento, ministrar os dias e aulas letivos e estabelecidos, avalia o desenvolvimento profissional. A terceira incumbência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com