TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e Diversidade

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Guarulhos – Faculdades Integradas Torricelli

Curso Pedagogia (Licenciatura)

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Angélica Miranda Cavalcante                              RA: 2851146409

Silvia Regina  Melo  de Oliveira                           RA : 2816737229

Priscila Munike do Nascimento                            RA: 2851202309

Conceição Rodrigues Barbosa                            RA: 2856141900

Desafio Profissional entregue como parte avaliativa bimestral

Guarulhos - 2015

 Introdução: 

A escola Municipal Saber Conviver, durante todo o ano desde sua inauguração, buscou incorporar em seu método de ensino a diversidade e o multiculturalismo, enfatizando sempre a pluralidade dentro do âmbito escolar.

O projeto pedagógico curricular da escola, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, tem como intuito principal a presença diária da cultura escolar e assim formar um futuro cidadão que respeite acima de tudo, com ética moral e social, os diversos valores culturais da nossa sociedade.

Para Anete Abramowicz (2006) “diversidade pode significar variedade, diferença e multiplicidade. A diferença é qualidade do que é diferente; o que distingue uma coisa de outra,a falta de igualdade ou de semelhança”. Nesse sentido a escola pode afirmar que onde há diversidade existe diferença.

A intenção é de refletir sobre a problemática da diversidade cultural na sociedade, as consequências dessa interação de culturas bem como os desafios que se colocam aos professores e quais as estratégias que estes podem ou estão a utilizar em relação às suas práticas educativas para o colmatar de certas dificuldades que nelas possam surgir e para facilitar uma maior integração de alunos de diversas origens culturais nos estabelecimentos de ensino. O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente, tanto na sociedade, bem como no contexto escolar. O docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influencia no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também ao desenvolvimento de competências e capacidades de cada um. Um conhecimento aprofundado da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para garantir uma boa educação multicultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorizando a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendidos pelos docentes e pela própria escola.

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDBEN 9.394-96)

Levando em consideração que o processo educativo é complexo e fortemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais,entendemos que as leis ,acima de tudo,deve ser cumprida.

Constatamos que o objetivo principal da educação é a cidadania.É preciso uma mudança de paradigma para entender que a educação tem a finalidade de promover a formação do cidadão.

Igualdade de condições para  a educação de todos,indiferente a cor,religião,classe social e política.Liberdade para todos aprender a pesquisar,acesso a arte e cultura de seu país e sociedade em que vive.

O desenvolvimento do educador é fonte importante para o exercício dessa prática.A LDBEN coloca em evidência o estudo sobre as relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Refere-se ao ensino fundamental e ensino médio de todo país. Neste documento discute-se como o movimento teórico e como a prática social contesta qualquer tipo de discriminação a indivíduos e grupos.

Deve-se ter tolerância as diferenças culturais, educando as atuais e nova geração a partir de uma visão multicultural crítica, valorizando e acolhendo identidades plurais sem ameaças, preconceitos e desrespeito a vida humana,independente de sexo,cor,gênero,credo,etnia e nacionalidade.

Com isso, supera-se os mecanismos de discriminação em nome de uma sociedade baseada na justiça social.

A escola tem o dever da responsabilidade social, instituindo situações didáticas com fundamento em temas abordados e a prática docente com aprendizagem desenvolvendo habilidades de leitura, interpretação,estudo independente e pesquisa.

Os PCN facilita o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico.São seis volumes que apresentam as áreas de

conhecimento,como: Língua Portuguesa,Matemática,Ciências Naturais,História,Geografia,Arte e Educação Física.

Outros três volumes trazem elementos que compõem os temas transversais, que são: ética,trata da pluralidade e orientação sexual,e o terceiro do meio ambiente e saúde.

- Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura Afro-Brasileira e Africana

A partir do crescimento do interesse de professores e secretarias de educação na organização de políticas de combate ao racismo,este artigo procura discutir e apresentar alguns subsídios para a implementação do mesmo nas escolas.

Entendemos as Diretrizes como uma importante estratégia pedagógica para levar, a escola,pela primeira vez,a discussão das relações raciais no Brasil,tantas vezes silenciadas ou desqualificada pelas avaliações de que o Brasil era uma democracia racial.Tem também uma especial atenção aos limites e possibilidades de trabalho com os conceitos de cultura Afro-Brasileira e da grande importância da identidade negra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (120.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com