TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: Pedagogia

1 ª série

Disciplinas norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e

Diversidade; Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação; Tecnologias Aplicadas à

Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

 

3 Objetivos

3.1 Objetivos Geral

Auxiliar os estudantes do ensino médio do Colégio Futuro na escolha profissional, ampliando a assertividade na tomada das decisões.

 Metas e objetivos a serem alcançados ao longo da vida:

Profissional, Financeira, autoconhecimento.

3.2 Objetivos específicos

  • Possibilitar que os alunos descubram a necessidade de projetar seus sonhos e desejos em forma de ações com o apoio de seus familiares e professores através da autorreflexão, viabilizando os fatores sociais, e a limitação que tiveram de oportunidades.
  • Atuar com planejamentos referente as atribuições teóricas em outros saberes possibilitando o aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Propagar a função escolar como formador Social para que as escolhas dos jovens sejam planejadas, responsáveis e conscientes.

4 Metodologia

A elaboração do desafio construindo meu projeto de vida é parte vital do currículo do colégio futuro, que pretende oferecer para seus estudantes a condição de que eles se enxerguem atuando no mundo a partir do seu autoconhecimento e daquilo que projetam para si, como seres humanos autônomos, solidários e competentes. Essa elaboração configura-se num dos elementos mais fundamentais na sua passagem pela escola, pois tem como objetivo levar o aluno a pensar sobre suas intenções e ambições expressas a partir dos seus sonhos.

Essa ação deve começar a sofrer a influência da escola para que possa acontecer de maneira estruturada num planejamento apoiado pelas ferramentas presentes no currículo.

 O Colégio futuro é o ambiente onde esta ação será estruturada e os seus educadores, aqueles que deliberadamente atuarão como fonte de inspiração de ações afirmativas para o estudante. O projeto apresentado aleatório entre um bimestre e outro no período letivo de 2016.

 Têm como base a educação para a vida o pensar sobre o futuro. Foram elaboradas 4 atividades direcionadas a reflexão sobre a escolha de sua vocação sem pressão familiar, pressão social onde o estudante vê o mundo, a partir da construção de sua própria identidade, ajudando-o a descobrir e redescobrir sua vocação profissional, o motivo de estudar para alcançar seus objetivos seus sonhos, pois nem sempre é uma realidade para muitos jovens que não tem nenhuma perspectiva de vida, não tem interesse fazendo esses alunos voltar a ter esperança de um dia ingressar em um ensino superior.

Estão divididas em palestras com profissionais de várias áreas, psicólogos, pedagogos, engenheiros dentre outros voluntários.

Onde os alunos escutarão os palestrantes contar suas trajetórias desde a faculdade até onde estão no momento, com suas derrotas e suas vitorias.

No decorrer doas semestres farão mais atividades como redações, pesquisas e questionário sobre a escolha que deveram ter sobre seu futuro.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com