TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e diversidade

Por:   •  30/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Anhanguera de Brasília[pic 1]

Pedagogia

Disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e diversidade

      Tutora: Patrícia Belezia

DESAFIO PROFISSIONAL

Aliny Das Neves de Oliveira (R.A: 8946156431)

Greyce Kelly D.de Menezes (R.A: 8742157202)

Hingrid Gabriela (R.A: 8737110382)

Luana da Cunha Rodrigues (R.A: 8978198908)

Maria de Jesus Silva Souza (R.A: 8944187312)

Brasília, Abril de 2014

INTRODUÇÃO

        Atualmente nos encontramos em uma sociedade multicultural, e o local que reflete toda essa diversidade cultural - a escola -,  se ver alicerçada pelas mais diferentes bagagens culturais, com isso a escola enfrenta o grande desafio imposto pela a sociedade, o de adequar as práticas educacionais, de forma onde possa dar espaço a todas as culturas.

        A escola não deve ser vista como um ambiente que apenas transmite conhecimento, com um currículo homogeneizado, cientificista, com conteúdos que não condizem com o cotidiano dos alunos, mas deve ser considerada um grande centro cultural, onde as diferentes linguagens e expressões estão presentes e onde deve haver a aprendizagem da diversidade e a compreensão do outro.

        É necessário que a escola dê uma resposta positiva ao tema da diversidade no ambiente escolar, sabendo acolher essas diferentes culturas e utilizando formas para que essas culturas sejam reconhecidas e respeitadas tanto no ambiente escolar quanto em ambientes externos à escola.

        Todos que participam do grupo escolar, possuem papéis importantes na formação dos cidadãos, mas o professor como mediador do conhecimento, exerce uma função mais próxima em sala de aula, sendo capaz de intervir, criar diálogos entre as culturas, e com isso gerando novas mentalidades, que irão atuar de forma positiva na construção de uma nova sociedade, livre de preconceitos e discriminação.

        O objetivo desse desafio profissional é o de sugerir formas que podem auxiliar no trabalho dos docentes no tema sobre diversidade na escola, como os professores podem analisar a diversidade que há entre os alunos em trabalhos (desenhos) aplicados em sala de aula e como a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),  Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tratam a necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

        Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafio dos professores e coordenação pedagógica. A partir deste momento este será o seu desafio também, promover a diversidade e o multiculturalismo:

Plano de Aula (Projeto)

NOME DA ESCOLA: Escola Municipal Saber Conviver

PROFESSORES: Aliny, Greyce, Hingrid, Luana, Maria de Jesus.

DISCIPLINA: Conteúdo interdisciplinar

TEMPO ESTIMADO: Três semanas

        Atividade para a valorização da diversidade existente na escola, para ser apresentada em data comemorativa (Dia dos pais/ Dia da família).

OBJETIVOS:

  • Trabalhar a questão da diversidade e multiculturalismo;
  • Construir identidades raciais e de gênero positivas;
  • Valorização de diferentes culturas;
  • Estimular respeito às diferenças;
  • Promover a socialização.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Fotografias, textos escritos pelos alunos, revistas, filmes, lápis de cor, folhas de papel, canetinhas, cartolina, laboratório de informática, aparelho de DVD, máquina fotográfica.

DESENVOLVIMENTO:

        1° ETAPA: Fornecer informações aos alunos sobre o que se pretende trabalhar no projeto a ser apresentado no dia da família (Dia dos pais). Os alunos assistirão filmes que contam histórias sobre algo que envolva o tema família (A procura da felicidade, A árvore dos sonhos, Ensinando a viver e etc.). Em seguida o professor irá fazer questionamentos sobre o que ocorreu no filme.

        2° ETAPA: Será entregue aos alunos papel sulfite (1/4) para que eles desenhem um peixinho, como desejarem... (estarão à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.  Em seguida eles, assim que terminarem vão se dirigir até a lousa e fixarem seu  peixinho  no  aquário.  Após todos fixados, os alunos irão observar o  que realizaram  e  deverão manifestar  o  que  entenderam sobre  a  atividade.  O papel do professor será deixá-los à  vontade  para falar e conduzir a conversa com questionamentos relacionados à moral, a ética, ao respeito às diferenças individuais. Os peixinhos diferentes incentivam o entendimento sobre o tema diversidade social. (Ao se desenvolver a dinâmica todos momentos serão registrados, através de fotografias).

        3° ETAPA: Os alunos deverão trazer fotografias com seus familiares (pai/mãe/avós) e irão questionar aos pais ou responsáveis, suas preferências (música, comida, livros e etc.).

        4° ETAPA: Alunos irão escrever textos relatando atividades que fazem habitualmente com os seus pais ou responsáveis (passeios, dever de casa, assistir, jogar, rotina familiar).

        5° ETAPA: Alunos irão desenhar suas famílias com objetos que representam cada um.

        6° ETAPA: Todo o material das atividades desenvolvidas pelos alunos vão ser corrigidos e editados e registrados em uma pequena revista que será distribuída durante a comemoração do dia da família (dia dos pais), podendo pais e alunos analisarem na revista como o ambiente escolar ao qual a comunidade está inserida reflete a grande diversidade social, em todos os sentidos (gêneros, etnias, costumes, sotaques, valores, crenças e etc.). Sendo a data comemorativa uma ótima oportunidade de convidar toda a comunidade para visualizar as apresentações dos alunos de forma a contribuir para o desenvolvimento escolar e envolvimento família/escola/comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (605.6 Kb)   docx (426.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com