TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Organização da Educação Brasileira Educação e Diversidade

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Fabiane Gomes dos Santos Esquerdo-8565976141

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz

Limeira-SP

2014

Introdução

Neste estudo, pretende-se estabelecer os principais aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo. Levando em consideração que a escola segundo a constituição Federal deve retratar a sociedade como ela é, mesmo que seja o lugar do coletivo, é fundamental que haja uma reflexão sobre a escola que queremos, onde a educação seja pensada a partir de cada um, visando ao pleno desenvolvimento de todos. Um espaço privilegiado para aprender a resolver conflitos e conviver com a diferença, reconhecendo que cada indivíduo tem necessidades particulares.

Serão apresentados três passos em que estarão presentes temas referentes ao Projeto Pedagógico Curricular de uma determinada escola envolvendo o respeito aos valores e ás diferenças sociais e escolares.

 O passo um trata de uma breve explicação dos aspectos abordados nos documentos: LDBEN 9.394/96, PCN, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume I.

O passo dois apresentará uma análise crítica de uma comemoração escolar voltada para o dia dos pais realizada por uma instituição de ensino, tendo como pressuposto as relações de respeito às diferenças e valorização da singularidade.

O passo três envolverá desenhos realizados por crianças em uma suposta sala de aula representando diversos arranjos familiares existentes na sociedade e a partir deste cenário as crianças serão instruídas a compreenderem e aceitarem essa diversidade.

Em todos os aspectos abordados há uma preocupação em promover uma prática pedagógica que reconheça que o conhecimento se constrói coletivamente mediante interações, vivências mútuas e através do exemplo.

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

A educação tem como finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, prepará-lo para ser um bom cidadão e exercer uma profissão. A lei fala a respeito de igualdade de condições para acesso e permanência na escola, liberdade de aprendizagem, respeito à liberdade, valorização do profissional de educação entre outros aspectos.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os PCNs no que diz respeito a diversidades e ao multiculturalismo oferece elementos de respeito e valorização as diferenças étnicas e culturais dando oportunidade aos educadores de elaborarem seus programas curriculares e projetos educativos, permitindo-os adaptar, priorizar e acrescentar conteúdos segundo suas realidades.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Diretrizes Curriculares Nacionais são conjuntos de medidas e ações com o objetivo de corrigir injustiças eliminar discriminação e promover a inclusão social e a cidadania para todos. Sistemas de ensino e outros estabelecimentos devem desenvolver políticas públicas visando reparar, reconhecer e valorizar a história e cultura afro-brasileira. Para isso, a escola deve constituir um espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e de posturas que visam uma sociedade justa proporcionando acesso aos conhecimentos científicos.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

A Educação Infantil tem com objetivo entre outros conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e valorização das diversidades.

A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam elementos da cultura que enriqueça o seu desenvolvimento e inserção social. É preciso considerar que as crianças são diferentes e propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.

Passo 2

Título: Comemoração do dia dos Pais/Mães da escola: Escola Municipal Abraão Cavalcante Bessa

Disponível em: http://joaomoacir.blogspot.com.br/2013/08/escola-realiza-festa-em-comemoracao-ao.html

Acesso em: 13/04/2014

Análise crítica (máximo de 20 linhas)

O evento analisado (comemoração do dia dos pais), realizado na escola de ensino fundamental II, permitiu analisar que o multiculturalismo e a diversidade bem como seus aspectos não puderam ser percebidos através da prática escolar adotada. Comemorar datas especiais na escola tem uma grande importância para a valorização da família e no desempenho escolar da criança. Porém, isso vai depender do tipo de evento que a escola preparar. Se for apenas uma apresentação, que não exija interatividade nem participação ativa dos pais é provável que nada mude após o evento.

É necessário levar em consideração as mudanças sociais que ocorrem em nossos dias. Vivemos num momento social difícil, conturbado e isso reflete, direta ou indiretamente, na sala de aula, na vida escolar. O perfil da família está mudando, lares desfeitos, só com o pai ou, mais frequentemente, só com a mãe, gerando conflitos, mas também por haver uma nova configuração de família, havendo casos em que a criança pode ter duas mães, como dois pais.

O evento abordado deveria propiciar o desenvolvimento integral do aluno, o conhecimento de sua realidade de vida, de seu cotidiano, de seu ambiente familiar e social, de seus desejos e aspirações. Entretanto, uma comemoração voltada apenas para os pais, mesmo regada a um bom cardápio e tendo celebridades como convidadas não a livram dos constrangimentos e exclusão impostos aqueles que não se enquadram em suas perspectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (903.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com